//
Escritório do Empreendedor fecha janeiro com média de 40 atendimentos por dia útil no mês
![](https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/RED-14-02-25-SALA-MEI-E-ESCRITORIO-DO-EMPREENDEDOR-SMDEI-BRUNA-OURIQUE-25.jpg)
Download Imagem Original
Foto: Bruna Ourique / PMC
O Escritório do Empreendedor (EE) de Canoas fechou o primeiro mês do ano com uma média de 40 atendimentos por dia útil. Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), ao longo de janeiro de 2025 foram analisados 893 processos pela equipe do setor. De toda produção observada no período, mais do que a metade está relacionada ao item Exigência, com 519 processos (58,12%); seguido de Cadastro, com 252 (28,22%); Alteração, com 84 (9,41%); Renovação, com 13 (1,45%) e 2ª Via, com 12 situações (1,34%).
No topo da lista, o critério Exigência está relacionado a todo tipo de acompanhamento ativo do Escritório para garantir a regularidade dos negócios e o cumprimento das exigências legais. Ainda conforme a SMDEI, a segunda maior parcela dos processos refere-se ao fluxo constante de novos empreendedores buscando formalizar suas atividades. A necessidade de empresas ajustarem seus dados e informações, dentro da dinamicidade do mundo empresarial, figura em Alterações. Já os itens Renovações e 2ª Via representam uma parcela menor dos processos em função da virtualidade dos processos.
Desafios
A secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, reconhece que ainda há muitos desafios para a sistematização e desburocratização no meio empresarial em Canoas. “É inadmissível que uma cidade do porte de Canoas ainda tenha um processo de abertura de empresas elaborado de forma manual. O foco do Escritório do Empreendedor e da SMDEI é desburocratizar, simplificar e sistematizar os processos. Em razão disso, estamos em busca de um sistema que integre ao RedeSim e vamos encaminhar, nos próximos dias, um pedido à Câmara Municipal para mudanças na Lei do Alvará e da Liberdade Econômica, a fim de simplificar o processo”, revela.
Patrícia acrescenta ainda os benefícios que a modernização do sistema promete trazer para a sociedade como um todo. “A desburocratização de processos contribui diretamente para o aumento de emprego e renda da população, o aumento da arrecadação para os serviços públicos e o desenvolvimento geral da cidade. Além disso, ainda evidencia o potencial e o dinamismo da cidade para atrair novas empresas. Com um trabalho contínuo e a busca por aprimoramento, o Escritório do Empreendedor tem o potencial de fortalecer ainda mais o empreendedorismo”, acrescenta.
Escritório do Empreendedor
Localizado no mesmo prédio da SMDEI (Rua Dr. Barcelos, 969, Centro), o Escritório do Empreendedor reúne todos os diferentes serviços para agilizar o licenciamento de pessoas jurídicas, sejam do comércio, indústria ou serviço, bem como autônomo, comerciante transitório (ambulantes) ou solicitante de Licença Eventual. O atendimento especializado ocorre de segunda a sexta-feira, sempre no horário das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail – escritoriodoempreendedor@canoas.rs.gov.br, telefones: (51) 3425-7604 ou (51) 3425-7614, no ramal 1. Além disso, o Escritório ainda conta com atendimento pelo WhatsApp (51) 98255-0914, durante os horários de expediente.