Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/Reduzidas_06_10_2023_ABERTURA_FEIRA_DO_LIVRO_NOITE_Guilherme_Pereira-95.jpg

Está oficialmente aberta a 38ª Feira do Livro de Canoas

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Em um final de dia repleto de magia e alegria, a 38ª Feira do Livro de Canoas foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (6), em solenidade que ocorreu na Praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal. O evento, que é reconhecido com um dos maiores eventos literários do estado do Rio Grande do Sul, tem como tema nesta edição os 150 anos de Santos Dumont e homenageará a cidade de Viamão, além do casal de escritores Luiz Antônio de Assis Brasil e Valesca de Assis, e o maestro Octávio Longhi (in memória).

As falas iniciaram pelo secretário da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Eliezer Pacheco, que destacou o objetivo de tornar Canoas uma cidade que consuma e seja referência para a cultura. “Estamos iniciando a 38ª Feira do Livro que, juntamente com outros eventos que temos feito ultimamente, como o Festival do Cinema e a Semana Farroupilha, começa a consolidar, cada vez mais, Canoas como um polo de cultura, e acho que esse tem que ser o nosso grande objetivo, nos transformarmos em uma cidade que inspire os demais municípios da região”.

Logo após, o curador da Feira do Livro, Luciano Alabarse, destacou a programação qualificada do evento, que carrega um protagonismo fundamental da literatura. “Eu peço que todos os canoenses e também os não canoenses que aproveitem a Feira do Livro! A gente trabalhou muitos meses até chegar nessa programação, pensando em todos os públicos”.

O patrono da 38ª Feira do Livro de Canoas, Caio Riter, agradeceu a oportunidade de representar uma feira tão grandiosa. “Escrever é alimentar afetos e, sem o leitor, a literatura não cumpre seu papel maior, que é o de ser ponte, para dentro e para fora. Estou muito honrado de ser patrono de uma feira tão significativa como a de Canoas! Cada encontro com as palavras é sempre um convite para novas histórias, novos textos e novos poemas”.

Por fim, o prefeito municipal, Jairo Jorge, exaltou a importância do evento, destacando que mesmo em meio a adversidades, a cultura não pode ficar esquecida. “Os livros sempre me permitiram voar, e a cultura tem um poder transformador, de tocar a alma das pessoas, e por isso, mesmo neste momento tão difícil das finanças da cidade, nós estamos aqui, fazendo a Feira do Livro, de cabeça erguida, porque nós não desistimos da cultura!”.

A 38ª Feira do Livro de Canoas ocorre de 6 a 21 de outubro, com diversificada programação, repleta de atividades literárias e culturais, autores, artistas, palestras e contação de histórias. A programação completa você confere em canoas.rs.gov.br/feiradolivro.

A abertura contou com a presença de diversas autoridades locais, como o prefeito municipal, Jairo Jorge, da primeira-dama, Thais Pena, da subprefeita distrital Centro, Naligia Alves, do secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, do patrono da 38ª Feira do Livro de Canoas, o escritor Caio Riter, do curador da Feira, Luciano Alabarse, da coordenadora infanto-juvenil, Sônia Zanchetta, da arauta, Leila Silveira, da secretária municipal de Educação, Beth Colombo, do secretário municipal de Turismo de Viamão, cidade homenageada, Gugu Strait Jr., que esteve representando o prefeito da cidade.

Ainda estiveram presentes, familiares de um dos homenageados, maestro Octávio Longhi (in memória), os filhos Mauro e Silvia Longhi, a coordenadora do escritório estadual do Ministério da Cultura, Mari Martinez, os representantes do comandante do V Comando Aéreo Regional, brigadeiro aviador, Marcelo Riveiro, e o assessor de relações institucionais, coronel aviador Paulo Rogério Glézer. Representando o marketing corporativo do Zafari, Rafaela Mendes. Também prestigiaram o evento, o secretário chefe de gabinete da Prefeitura municipal de Canoas, Celso Pitol, demais secretárias e secretários municipais, superfeitas, superfeitos, superintendentes, demais componentes da equipe de governo, escritores, artistas, representantes de entidades culturais, amantes da literatura e vereadores.

Texto: Marina Staudt
Edição: Patrícia Augsten

[addtoany]