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Estudantes da EJA da EMEF Erna Würth participam de projeto que une matemática e culinária

Iniciativa “Decimais e Nutrição” busca desenvolver habilidades matemáticas por meio da gastronomia
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Foto: Divulgação

Com o objetivo de aumentar o interesse e a frequência dos alunos nas aulas de Matemática do Módulo 2 da Educação para Jovens e Adultos (EJA), a equipe docente da EMEF Erna Würth criou o projeto “Decimais e Nutrição”. A iniciativa busca desenvolver habilidades matemáticas por meio da culinária.

No Módulo 2, é necessário que os alunos conheçam, entendam, comparem e operem números decimais. A professora Elen Rame destaca que, durante uma aula de Matemática, uma das alunas impressionou com seu currículo e experiência profissional na área da gastronomia, mas relatou uma dificuldade em precificar os produtos.

“Percebemos que faltava para ela o domínio de cálculos básicos, como decimais e regras de três simples, além de alguns conhecimentos financeiros, com os quais as aulas de Matemática poderiam ajudar. Trazendo o restante da turma para a conversa, percebemos que o assunto também lhes interessava e então pensamos em um projeto conjunto”, ressaltou Elen.

O projeto “Decimais e Nutrição” foi desenvolvido em grupos e contou com vários momentos, com a escolha da receita que seria objeto de estudo, divisão de tarefas e escrita de técnicas de preparo. Na hora de colocar a mão na massa na cozinha da escola, os alunos realizaram tudo de forma organizada e autônoma. Após, os grupos se dedicaram as cálculos.

O produto final do projeto foi uma ficha técnica da receita, documento utilizado em cozinhas profissionais para padronizar os pratos e controlar o estoque de ingredientes. Os alunos tiveram de calcular o custo total e a porção de cada receita, além da tabela nutricional, com bases de dados confiáveis. Com isso, precisaram formatar documentos, utilizando, muitos pela primeira vez, recursos tecnológicos.

Na conclusão do trabalho, foi realizada uma roda de conversa sobre precificação de uma suposta venda e outras aplicações do aprendizado. “Foi gratificante ver a disponibilidade de toda equipe escolar e o engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática, além dos momentos ricos e agradáveis que foram compartilhados”, completou a professora.

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Carina Jung – PMC

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