//
Estudantes da rede municipal iniciam o ano letivo com entusiasmo
Download Imagem Original
Foto: Vinicius Thormann/PMC
Toda decorada, a EMEF Leonel de Moura Brizola, no bairro São José, preparou uma recepção especial para os alunos que voltaram às aulas nesta segunda-feira (19). A felicidade era nítida junto aos estudantes, que estavam ansiosos pelo retorno. Foi o que disse a mãe de Guilherme Eckardt de Oliveira, de seis anos, aluno do 1º ano, Janaina Marilene Eckardt, de 39 anos, residente no bairro São José. “Ele pegava a mochila toda a hora, mostrando os materiais”, comentou.
A instituição, que atende a 28 turmas com 766 do 1º ao 9º, foi a escolhida pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques para dar as boas-vindas às crianças. O chefe do Executivo municipal destacou a importância da educação. “Trabalhamos para que todas as crianças possam frequentar a escola. A educação é o caminho para um futuro cheio de possibilidades e é agora, no início das aulas, que começamos a construir esse caminho, com muito estudo e dedicação. Espero que este ano seja cheio de aprendizado, esforço e preparação para o futuro que a gente tanto sonha”, destacou.
A secretária de Educação (SME), Leany Maria de Conti ressaltou a importância da gestão na escola, e como é gratificante chegar em uma unidade e ver a felicidade dos alunos ao receber o prefeito no primeiro dia de aula, “mostrando para eles que tudo se faz porque eles são o centro das nossas atenções. O aluno está no meio, e nós em volta, trabalhando por ele!”
Feliz e emocionada com a alegria das crianças, a diretora Ana Willms se sentiu lisonjeada com a visita do chefe do Executivo Municipal. Um dos diferenciais da instituição é o trabalho com alunos com inclusão. Na sala de recursos são atendidas 86 crianças que possuem autismo, altas habilidades/superdotação, deficiências físicas e intelectuais, visuais e auditivas. Já pelo laboratório de aprendizagem recebem acompanhamento aqueles que têm Transtornos de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador Opositor (TOD).
Preparação para o início das aulas
A comunidade escolar se preparou para oferecer o melhor possível para todos eles. “Fizemos reuniões online com as equipes e presenciais com os professores. Tivemos formações sobre gestão do cuidado e inclusão”, explicou a diretora. A professora do 1º ano, Fabiane de Almeida, completou: “Nos preparamos com muito carinho, para recebe-los, planejando, organizando a sala. Está muito bom conhecer os alunos e as famílias”, ressaltou.
Da Secretaria de Educação, a escola recebeu ares condicionado, que agora estão em todas as salas de aula, Chromebooks, tablets e telas interativas, bem como um armário e um sofá. O objetivo agora é construir uma pracinha, ainda maior do que a que tinham e inclusiva, para que todos os alunos possam aproveitar o ambiente. Em junho, a escola terá um baile para comemorar os 10 anos da instituição.
Texto: Nathália Ely
Edição: Valéria Deluca