Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/07/projeto-tribos_reduzidas_gustavo-garbino-1.jpg

Estudantes de Canoas participam do projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Com a missão de fomentar o empreendedorismo juvenil, a empregabilidade e a formação de líderes, a Secretaria da Educação de Canoas, em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, realizou, durante dois meses, semanalmente, formações para educadores e estudantes, a fim de desafiá-los a identificar, em suas comunidades, questões sociais que precisam de intervenção e resoluções práticas.

A iniciativa promoveu capacitações em projetos de meio ambiente, educação para paz, cultura e lazer, com cerca de 100 alunos dos 8º e 9º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul, Gonçalves Dias, Paulo Freire, Ceará e Santos Dumont.

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania reuniu os alunos no turno inverso da escola para desenvolver ações de voluntariado. Os estudantes puderam escolher uma ou mais trilha dentro dos temas propostos. Essas ações foram realizadas com o acompanhamento dos educadores após um diagnóstico feito pelos alunos sobre questões que considerassem prioritárias em suas escolas e comunidades.

A secretária adjunta da Educação, Cinara Souza, destaca que o projeto teve como foco promover o acolhimento de professores em processos de escuta e diálogo sobre adversidades. “Durante todos os encontros, os participantes foram provocados para refletir sobre o cotidiano e o contexto sociocultural, bem como instigados a solucionar as questões através de ações positivas executadas por eles”, frisou.

O projeto conta ainda com o apoio da diretora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal da Educação, Luana Vieira, e da professora Nara Lopes.

Escritório de Comunicação PMC