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Estudantes fazem plano de negócios para marca de grife criada na Economia Solidária

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Foto: Thiago Guimarães

Alunos do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), da Unidade de Canoas, começaram a criar o Plano de Negócios da marca Butterfly, empreendimento criado por alunas do curso de Corte e Costura, do Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES), no bairro Mathias Velho. A iniciativa faz parte da atividade pedagógica que os estudantes devem cumprir para concluir o curso técnico no final de 2023. 

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), Daurinei Alt, a integração do IFRS com o CCPES reforça a importância das políticas públicas para o fomento das economias populares. “Já tínhamos orgulho de ver a Butterfly surgir aqui de uma iniciativa da Economia Solidária, e agora temos esse incremento de estudantes praticando técnicas administrativas  e despendendo conhecimento e experiência. Tudo indica que o sucesso está trilhando ao lado de todos, para nossa sorte”, revelou. 

Criada em setembro de 2022, a Butterfly criou asas e já está voando. A união de quatro amigas artesãs está superando expectativas e gerando renda. Para Dorotea Jansen, integrante da sociedade, o desafio é o de empreender. Sabemos costurar, fazer peças e remodelar outras. Agora, cuidar de contabilidade, estratégia de marketing e outras ações administrativas estão distantes e ainda precisamos nos preparar sobre esses temas”, explicou. 

Clique aqui e veja a origem da Butterfly 

A coordenadora do curso de Administração do IFRS, Ana Clara Souza, conta que a elaboração de um plano de negócios é requisito pedagógico para a conclusão do curso de Técnico em Administração e que o caso da Butterfly foi selecionado em razão das características que foram apresentadas. “Nós temos no IFRS o Social Tec, um espaço onde recebemos as propostas dos empreendimentos para concorrer aos planos de negócio. E a proposta da Butterfly atendeu vários requisitos que vão instigar os alunos a desenvolver pesquisa e formular soluções”. 

Ao todo, serão 30 alunos divididos em seis grupos temáticos, como marketing, gestão, pesquisa, financeiro e outros, com o intuito de desenvolver o plano de negócios mais completo possível. A primeira reunião ocorreu na tarde de terça-feira (18), na sede do CCEPES, onde puderam conversar e fazer as apresentações para início dos trabalhos. O objetivo é promover encontros periódicos para compilação de dados e a conclusão no final deste ano.

Texto: Andrei Fialho – PMC
Edição: Alan Cardoso – PMC