//
Extinção da Chama Crioula marca encerramento da Semana Farroupilha de Canoas
Download Imagem Original
Foto: Thiago Guimarães - PMC
Com a extinção da Chama Crioula, a 29ª Semana Farroupilha de Canoas chegou ao fim na noite dessa quarta-feira (20). A cerimônia ocorreu no Multipalco, com a presença de tradicionalistas e visitantes. Nesta edição, o público superou as expectativas da organização do evento. Mais de 150 mil pessoas passaram pelo Parque do Gaúcho, localizado no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima, desde a abertura da programação, em 13 de setembro.
O feriado foi de movimento intenso no parque. Visitantes de todas as querências aproveitaram o Dia do Gaúcho e curtiram as atrações culturais e artísticas do evento. À tarde, houve a cerimônia de premiação das entidades, com a entrega de 164 troféus aos tradicionalistas que se destacaram no evento.
Edemar Costa Oliveira, 57 anos, e Maria Cleidia Klein Oliveira, 55, que formam a Patronagem do CTG Seiva Nativa, do bairro São José, avaliaram positivamente o evento. A entidade conquistou 18 troféus. “Ao longo do ano, planejamos o nosso desfile temático que representou a Revolução de 1923 e, para a nossa surpresa, fomos o primeiro colocado na categoria Desfile Temático”, declarou o Patrão, que também se destacou nas categorias Esporte Campeiro, Comida Típica e Participação Farroupilha.
A noite contou com as apresentações de Leandro Cachoeira, com participação especial de Marcelo Cachoeira, seguido dos shows do Tchê Barbaridade e de Luiz João Corrêa. O músico Leandro Cachoeira estava entusiasmado nos bastidores do show que realizou ao lado do irmão, no Multipalco. “Sou músico há 35 anos e meu irmão reside em Canoas. Temos um carinho especial pela cidade. Estou realizado em participar do evento farroupilha de Canoas no Dia do Gaúcho”, declarou.
Mais de 150 mil visitantes
Conforme o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, a 29ª Semana Farroupilha de Canoas superou todas as expectativas. “Tivemos mais de 150 mil visitantes no Parque do Gaúcho em uma semana de evento. Conseguimos proporcionar cultura tradicionalista e uma ampla programação cultural tradicionalista, com entrada gratuita à nossa comunidade canoense e aos visitantes de outras cidades. Também incentivamos o público infantil, trazendo as escolas para acompanharem a programação farroupilha por meio de oficinas educativas”, avaliou. A festividade contou com a parceria da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e da Coordenadoria da 12ª Região Tradicionalista.
Texto: Dayane Mascitti – PMC
Edição: Carina Jung – PMC