Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/RED-23-03-2024-FEIRA-DE-ADOCAO-THIAGO-GUIMARAES-3-capa.jpg

Feira de Adoção dá novo lar para 13 animais

Tutor veio de Porto Alegre e acolheu cinco cães Fotos: Thiago Guimarães

Mais de 100 animais entre cachorros, tanto filhotes quanto adultos, e gatinhos estão esperando um lar. Em uma Cabanha parceira ficam 70 cavalos que também estão para adoção. E a chance de encontrar uma nova família aconteceu neste sábado (23) para 13 pets, nove cães, três filhotes de gatos e um gato adulto com a Feira de Adoção, promovida pela Secretaria de Bem-Estar Animal.

Rafael Duarte, 38 anos, morador de Porto Alegre, adotou 5 cães: Sepé, Parda, Paquetá, Rancho e Sara, que é uma cachorrinha tetraplégica e merece atenção especial. “A gente tem um terreno bem grande de esquina e, quando o pessoal coloca os animais na rua, a gente fica com pena e acaba pegando. Construí algumas casinhas e, como minha mãe falou do SMBEA, viemos conhecer e estamos levando mais estes para casa, conta o feliz tutor.

Para o Secretário de Bem Estar Animal, Paulo Facio, “não se tem palavras para agradecer à família pela oportunidade dada aos animais. É importante a conscientização que as pessoas devem ter em ser tutores, serem responsáveis por um animal. Não abandonar, porque cada abandono gera muitos problemas, muito trabalho, e eles ficam por anos e anos aguardando um lar. Então está feira foi muito especial, foi emocionante e é prova que nosso trabalho é muito importante para dar uma vida digna a estes animais”.

O evento aconteceu na sede da SMBEA, localizada na avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara. Todos os cães e gatos disponíveis para adoção são vacinados, desverminados e microchipados. Os adultos já estão castrados, enquanto os filhotes podem passar pelo procedimento gratuitamente quando atingirem a idade adequada. Quem realizou uma adoção, ainda ganhou acompanhamento médico veterinário para assegurar a saúde do pet.

Como fazer a adoção

É preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência e responder uma entrevista em formulário. O questionário destaca o interesse, perfil, se tem outros animais e se mora em casa ou apartamento. Lembrando que as adoções devem ser responsáveis. Só pegue um animal se tiver real condição e interesse de mantê-lo, com espaço físico e estrutura adequada.

Quem quer adotar um cão, gato ou até mesmo um cavalo também pode visitar a sede da Secretaria de Bem-Estar Animal de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aqueles que não conseguirem ir nesse período, podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 9138-5613 e marcar uma visita fora do horário comercial.

Texto: Júlio Fontes

Edição: Sibeli Fagundes