//
Feira de Natal da Economia Solidária é aberta no Centro
Download Imagem Original
Foto: Pamella Mendes
Diversas opções de presentes com preços acessíveis podem ser encontradas na tradicional Feira de Natal da Economia Solidária de Canoas. A atividade, aberta nesta segunda-feira (11), seguirá até o dia 23 de dezembro, das 9h às 19h, na rua Tiradentes, entre a rua 15 de Janeiro e a avenida Getúlio Vargas.
Mais de 130 artesãos participam do evento, distribuídos em 30 bancas, com a oferta de uma grande variedade de produtos. Entre as alternativas de produtos, a população encontra peças de artesanatos, flores, plantas ornamentais, hortaliças, além de itens de alimentação, entre outros.
Lurdes Machado, 77 anos, moradora do bairro São Luís, aproveitou sua ida ao Centro para comprar utensílios para casa e presentes de Natal. “Sou cliente assídua das feiras da Economia Solidária. Os produtos são de qualidade e com valor acessível”, declarou. Já Elisandra Rembowski da Rosa, 34 anos, residente do bairro Olaria, estava adquirindo copos feitos de material reciclável. “Estou comprando os copos feitos de latinha para levar para a pescaria da família. Além de estarem com valores em conta, consigo incentivar o trabalho dos artesãos”, disse.
Os visitantes também serão presenteados durante o evento pelos organizadores. No dia 22 de dezembro, às 18h, haverá um sorteio de brindes natalinos para os clientes da feira.
Criatividade nas vendas
O artesão e escultor Adnan Mahmud, 64 anos, participa há 20 anos de feiras promovidas pela Economia Solidária de Canoas. “Sou escultor há 40 anos e, a cada evento, a expectativa de vendas só aumenta. Na minha banca, ofereço opções de presentes personalizados com gravação de nomes e dedicatórias feitas na hora da compra de cuias ou taças”, destacou.
O artesão Dauto José Pacheco, 71, também utiliza a criatividade para inovar. “Eu uso lata de bebida para fazer canecas de alumínio, além de porta chaveiros e relógios. Temos que usar a criatividade para atrair clientes e aumentar as vendas. Acredito que terei aumento de 50% nas vendas, em comparação com o ano passado”, contou.
Geração de renda
Segundo o diretor da Economia Solidária e Apoio ao Cooperativismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), Felipe Nogueira dos Santos, a feira natalina visa promover a geração de renda e fortalecer a economia local. “As feiras da economia solidária atraem consumidores, empreendedores e futuros artesãos, gerando fluxo de pessoas na ocupação de espaços públicos e incentivando o desenvolvimento socioeconômico da cidade”, afirmou.
O evento é uma realização da Prefeitura de Canoas em parceria com o Fórum Canoense de Economia Solidária. A atividade integra o Calendário Oficial de Eventos do município.
Texto: Dayane Mascitti
Edição: Carina Jung