Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/Derli_Colomo_Junior_0001.jpg

Feira do Peixe traz variedade de produtos ao Centro

Evento tradicional ocorre até a manhã do feriado de Sexta-feira Santa
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

Os vendedores das bancas da Feira do Peixe, no Centro de Canoas, já vêem o movimento aumentar com as proximidades da Sexta-feira Santa, feriado religioso onde o peixe é o tradicional alimento. Aberta desde terça-feira (16), entre a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e a Praça da Bandeira, a Feira do Centro da cidade é um dos cinco polos de venda de pescado, montados em Canoas para atender o público.

A aposentada Terezinha Dich, moradora do bairro Harmonia, vem ao local há muitos anos nesta época. Para ela, é o momento ideal para escolher um peixe de qualidade. “Eu venho aqui porque é mais cômodo, é outro ambiente, e é muito bom poder escolher a variedade que se quer”, conta ela. Com uma tainha resfriada e fresca já comprada, a aposentada vai convidar a família para almoçar na sexta-feira (19), mas afirma que a compra prossegue nesta quarta-feira (17). “Vou comprar uns filezinhos ainda. Tem que aproveitar”.

A vendedora Priscila Lima, comemora a Feira, lembrando que a época do ano é especial para os peixeiros. Priscila, juntamente com familiares, vende a famosa tainha na taquara, além de outras variedades de produtos. “É o nosso momento para vender. A expectativa é de que quinta (18) e sexta-feira vendamos bastante”, diz ela.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Airton Souza, visitou a Feira na tarde desta quarta-feira, e celebra a organização do evento, que, este ano, teve recursos do município somente na área central. Nos bairros, onde tradicionalmente também ocorre a Feira do Peixe, os investimentos para a realização foram da iniciativa privada. De acordo com o secretário, a solução encontrada foi importante para os comerciantes. “Estamos dando uma atenção especial à saúde em Canoas, com o atraso dos repasses de recursos do Estado para a área. Porém, também damos atenção ao empreendedor, ao nosso comércio. Mantivemos a tradição da Feira, e conseguimos trazer os peixeiros e o pessoal da Economia Solidária, com artesanato e comida caseira. E a variedade de peixes impressiona. Há peixe já frito, peixe fresco, congelado, e até mesmo o peixe vivo, pescado na hora. Neste momento, foi importante realizarmos a Feira”, comenta o secretário.

Os canoenses têm ainda a oportunidade de comprar os produtos da Feira do Peixe nesse dia 18, das 8h às 20h, e também no dia 19, das 8h às 12h. No Centro, a Feira ocorre em frente à Igreja Matriz, na rua Cônego José Leão Hartmann. No Mathias velho, ocorre na Praça Pio X; no Guajuviras, ocorre na rótula da rua 1; no Niterói acontece na Praça Dona Mocinha; e no Rio Branco, a Feira do Peixe ocorre na Praça Cônego Lotário Steffens.

Assessoria de Comunicação