A Prefeitura de Canoas vai aplicar o valor do financiamento contraído pela gestão anterior para a implantação do aeromóvel em um projeto de mobilidade mais amplo, que beneficia toda a cidade. O valor atualizado, que é de R$ 223 milhões, será investido na recuperação de 90 km de vias, com priorização do transporte coletivo, revitalização do terminal Mathias Velho e a construção de 40 km de ciclovias.
O projeto de mobilidade é muito mais amplo do que o previsto no aeromóvel, pois envolve 14 dos 18 bairros de Canoas e, portanto, contempla moradores de todos os quadrantes. Todas as obras serão possíveis devido à mudança do objeto do financiamento contraído em outubro de 2014 pelo Município junto à Caixa Econômica Federal para a implantação do aeromóvel.
A alteração foi possível graças à negociação da atual administração da Prefeitura de Canoas com a Caixa. A mudança no financiamento também foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores. A alteração foi aprovada por 19 votos a 2, tendo votado contra apenas os vereadores Dario e DJ Cabeção.
Entenda a proposta de mobilidade da prefeitura:
Revitalização de vias para priorização do transporte coletivo, com faixas prioritárias de ônibus.
Extensão: 12,1 km de vias
Investimento: cerca de R$ 111 milhões
> 17 de abril
> Boqueirão
> Rio Grande do Sul
> Revitalização do terminal Mathias Velho
Pavimentação de ruas da rede complementar de mobilidade urbana;
Extensão: 71,6 km de vias
Investimento: cerca de R$ 72 milhões
Critérios de definição:
> Vias estruturantes no Plano Diretor do Município
> Números de linhas de transporte coletivo
> Corredores de ligação metropolitana
Revitalização do Centro de Canoas
Pavimentação, passeios, iluminação e mobiliário urbano
Investimento: cerca de R$ 27 milhões
Rede cicloviária
Extensão: 40 km de vias e 32 estações bicicletários
Investimento: cerca de R$ 13 milhões
Conectará 14 bairros às seis estações da Trensurb em Canoas
Financiamento foi contraído na gestão anterior
O financiamento de R$ 272 milhões seria utilizado para a construção da linha 1 do aeromóvel. A primeira etapa do projeto previa a ligação entre o bairro Guajuviras e a estação Mathias Velho da Trensurb, em uma extensão de 4,6 km. O aeromóvel não terá continuidade, após longo processo de análise técnica e jurídica e de apontamento da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
A Metroplan notificou o Município de Canoas porque, como o projeto previa interação com o transporte metropolitano, deveria ter sido autorizado e licenciado pelo órgão estadual. A Metroplan também considerou que o aeromóvel não é apropriado para o transporte de massa e não tem viabilidade tarifária.
Fim do aeromóvel e licitação dos ônibus
Em fevereiro de 2019, o prefeito Luiz Carlos Busato determinou a nulidade dos contratos, após conclusão do processo administrativo que discutiu o vínculo do Município com a empresa Aeromóvel. A conclusão foi de que havia inúmeros defeitos de ordem técnica e jurídica.
Agora, com a aprovação da alteração do objeto do financiamento, a Prefeitura de Canoas também fica liberada para realizar a licitação do transporte coletivo. O lançamento do edital deve ocorrer ainda neste ano.
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