Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/IMG_20220429_152849453.jpg

Fiscalização ambiental: Prefeitura realizou mais de 500 vistorias em 2023

Ocorrências resultaram na aplicação de 130 multas e autuações

Durante o ano de 2023, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), realizou 518 ações de vistoria a locais denunciados pelas mais diversas ocorrências. Ao todo, as fiscalizações resultaram no registro de 130 infrações de estabelecimentos e pessoas físicas.

O maior número de incidências são de denúncias de poluição sonora, com 234 registros. Outras reclamações em quantidade significativa foram de casos de poluição atmosférica, com 84 casos, como queima de resíduos a céu aberto, que causam desconforto na comunidade vizinha. Também foram registradas 81 denúncias de atividade sem licenciamento ambiental. Outros casos variaram entre danos à fauna e à vegetação, criação irregular de abelhas e demais tipos de poluição.

De acordo com o secretário da SMMA, Bernardo Caron, as ações de fiscalização são importantes ferramentas de preservação do meio ambiente. “Esse trabalho nos ajuda a garantir que todos os empreendimentos sigam as regras corretas, além de servir como mediação de conflitos, buscando sempre o bem-estar da população, como nos casos de poluição sonora. Mas essas são sempre as últimas alternativas, priorizamos sempre o diálogo e o trabalho de educação ambiental.”, ressalta.

Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung