Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Reduzidas_02_08_2023_BLITZ_FARROUPILHA_Guilherme_Pereira-2.jpg

Fiscalizações de veículos identificam irregularidades

A Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) desenvolve regularmente fiscalizações de veículos na cidade. As blitzes, habituais, especiais ou pelo programa Balada Segura, são realizadas pelos agentes em diferentes ruas e avenidas.

As operações dos fiscais de trânsito identificam irregularidades com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamentos vencidos, alterações de características e condições dos veículos. Ainda são flagrados motoristas sob efeito de bebidas alcoólicas, que representam riscos no trânsito.

Nesta quarta-feira (2), os agentes estiveram na avenida Farroupilha, próximo à rua Armando Fajardo, no bairro São Luís. Ao todo, foram fiscalizados 171 veículos no trecho. Do total de abordagens, 78 condutores foram autuados, somando 104 infrações e 14 veículos removidos. Já  41  motoristas com veículos que apresentavam pendências regularizaram os débitos no momento da fiscalização, não sendo necessário o recolhimento ao depósito municipal.  A atividade de fiscalização teve a participação da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

IPVA

Os motoristas que não quitaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são autuados nas abordagens. Quem está inadimplente com o tributo não consegue emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) 2023, necessário para comprovar o licenciamento anual. Além de multa no valor de R$ 293,47, o proprietário do veículo também recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“A possibilidade de pagar a dívida na hora da autuação permite que o veículo não seja recolhido ao depósito municipal”, explica o diretor de Trânsito da SMTM, Luís Fernando Bitencourt.

O licenciamento de 2022 venceu no último dia de julho para as placas terminadas em 6, 7, 8, 9 e 0. Já o prazo para emplacamentos com finais de 1 a 5 encerrou um pouco antes, no dia 30 de junho. Para colocar o licenciamento anual em dia, o proprietário do veículo, além do IPVA, deve pagar a taxa de licenciamento e multas vencidas.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]