Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/RED-21-03-2024-ACOES-DEFESA-CIVIL-THIAGO-GUIMARAES.jpg

Forte vento atingiu a cidade na madrugada desta quinta-feira e deixa mais de 7,2 mil clientes sem energia elétrica

Defesa Civil registra dois destelhamentos nos bairros Nossa Senhora das Graças e Mathias Velho Fotos: Thiago Guimarães

Canoas teve fortes rajadas de vento na madrugada desta quinta-feira (21), que em seu pico somou 89 Km/h hora, ocasionando algumas ocorrências. Diante ao alerta climático emitido na noite de quarta-feira (20), as equipes da Defesa Civil e do Escritório de Resiliência Climática fizeram monitoramento em toda a cidade. Pelo menos três ocorrências foram registradas. A RGE informou que 7,2 mil clientes ficaram sem energia elétrica, número que caiu para 3,9 mil durante a tarde.

Houve destelhamento de duas casas. Um na rua Lavras, no bairro Mathias Velho, e outro na Santa Terezinha, no Nossa Senhora das Graças, onde a moradia foi danificada pela queda de uma árvore de grande porte. Foram distribuídas lonas e, nesta sexta-feira (21), telhas serão entregues. Na rua Ramiro Barcelos, no bairro São José, uma árvore caiu sobre a rede elétrica.

“A equipe da Defesa Civil está prestando o atendimento junto com o Corpo de Bombeiros e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente auxilia também em podas preventivas em outros locais”, informa o secretário adjunto da Defesa Civil e do Eclima, Igor Souza.

Moradora leva grande susto
A residência na rua Santa Terezinha registrou o maior estrago até agora. Embora tenha causado apenas danos materiais, gerou grande susto na moradora. “Eu comecei a escutar o vento e a gente já estava preocupada com essa árvore, porque ela estava muito próxima à casa. Vim para a sala e, daí a pouco, deu um estrondo. Eu vi tudo vindo abaixo. Foi tudo muito rápido. Meus vizinhos socorreram e liguei para a Defesa Civil que logo estava aqui. Graças a Deus a árvore caiu na cozinha onde não tinha ninguém”, relata Beatriz Fernandez.

O Centro a região mais afetada pelo forte vento, com rajadas chegando a 89 km por hora. Veja os registros da rede de estações meteorológica nos bairros da cidade:
Rio Branco: 6.6 mm de precipitação e vento de 73 km/h
Mathias Velho: 9 mm de chuva e vento de 65 km/h
Niterói: 6.3 mm de precipitação e vento de 85 km/h
Centro: 5.4 mm de chuva e vento de 89 km/h
Igara: 3.7 mm de precipitação e vento de 55 km/h
Mato Grande: 2.3 mm de precipitação e vento de 29km/h
Harmonia: 1.7 mm de chuva e vento de 66km/h
Marechal Rondon: 6.8 mm de chuva
Estância Velha: 6,2 mm de chuva

Texto: Júlio Fontes

Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]