//
Frente fria provoca mudanças no tempo em Canoas
Download Imagem Original
Foto: Arquivo/PMC
As áreas de instabilidade voltam a agir sobre o município, em virtude da passagem de uma frente fria, que será a responsável pela mudança no tempo. Conforme o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), a possibilidade de chuvas fortes com raios e trovoadas persiste nos próximos dias.
As condições climáticas seguirão instáveis, com períodos de chuva todos os dias, até sexta-feira (22). Chuvas localizadas de moderada a forte e temporais devem ocorrer na cidade. As precipitações podem agravar a situação de cheia em regiões ribeirinhas.
De acordo com o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow, as pancadas de chuva previstas para a semana podem resultar em transtornos para os canoenses. “Há possibilidade dessas chuvas localizadas e fortes trazerem transtornos diários para a cidade, especialmente, alagamentos em alguns pontos”, afirma.
As regiões de Canoas que recebem atenção especial são as comunidades da Praia do Paquetá, Rua da Prainha, Rua da Barca e Fazendinha. A Defesa Civil monitora a situação nesses locais com rondas diárias. O Paquetá ainda convive com transtornos causados pela cheia da bacia do Rio dos Sinos. Nenhuma família da região ribeirinha optou por deixar sua residência e ficar em um dos abrigos disponibilizados pela Prefeitura.
Temperatura
A segunda-feira (18) começou com sol entre nuvens e sensação de calor. Ao longo do dia, as nuvens aumentam e devem provocar chuva, da tarde para a noite. Já diferente do final de semana, a máxima não sobe tanto e deve chegar aos 26ºC.
Os marcadores dos termômetros voltam a subir na quinta-feira (21), quando a máxima ultrapassa os 30ºC. A aparição do sol faz com que o aquecimento seja rápido ao longo do dia. Ainda assim, a chuva pode ocorrer e há risco de temporais passageiros.
Previsão para os próximos dias:
Terça-feira (19) – Muitas nuvens provocam chuva a qualquer hora do dia. As pancadas podem ser fortes e há risco de temporais localizados com vento forte e queda isolada de granizo. Mínima de 19ºC e máxima pode chegar aos 23ºC.
Quarta-feira (20) – Feriado será de abafamento com alternância de sol e chuva. Pode chover forte em pontos isolados. Temporais isolados com raios e rajadas de vento não estão descartados. A mínima deve ser de 18ºC, e a máxima fica em torno de 28ºC.
Quinta-feira (21) – A quinta começa com sol e esquenta rápido ao longo do dia. Nuvens aumentam no fim da tarde e pode voltar a chover com temporais passageiros. Mínima prevista é de 20ºC, e a máxima pode chegar aos 32ºC.
Sexta-feira (22) – Dia de tempo instável alternando períodos de sol e chuva, com risco de temporais isolados. O tempo fica abafado desde cedo. Mínima de 22ºC e máxima de 29ºC.
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC