Fundos da Criança e do Idoso de Canoas são os que mais receberam destinação do IR no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação/PMC

Por meio das campanhas nacionais para destinação do Imposto de Renda, por conta da catástrofe climática em maio, pessoas físicas de todo país destinaram mais de R$ 8,5 milhões do Imposto de Renda aos fundos de proteção da pessoa idosa e criança e adolescente. Canoas é a cidade campeã de arrecadação no estado.

A destinação se dá por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), que fazem a gestão dos valores recebidos — são 49,9% para o Fundo da Pessoa Idosa, e 50,1% para o Fundo da Criança e Adolescente.

Em Canoas, 61 entidades cadastradas no COMDI, que foram atingidas direta ou indiretamente, serão beneficiadas. Para isso elas terão de apresentar projetos de reconstrução e atendimento. As outras organizações sociais poderão receber kits conforme o tipo de atendimento que prestam.

Para a secretária executiva do COMDI, Camila Ferreira, os valores doados são motivo de comemoração. “Nossa gratidão pelo apoio vindo de todo o país no momento mais desafiador. Depois, esperança de que será possível reconstruir. Temos motivos e força para voltar a sorrir”, disse . Camila lembra que o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem dez anos e, ao longo de todo esse período, muitos conselheiros trabalharam para que fosse possível o financiamento de ações em prol das pessoas idosas com essa fonte.

Morando há  mais 16 anos em São Paulo, a administradora de empresas Márcia Braga Boll, natural de Santa Cruz do Sul, destinou o seu IR devido para Canoas, pois o município foi um dos mais afetados no Rio Grande do Sul . “Era o desejo ajudar em qualquer uma das frentes. Escolhi Canoas que foi uma das cidades mais afetadas, teve 11 lares de idosos atingidos pelas enchentes, que precisaram de remoção e puderam ser remanejados para outros locais, justamente por esse importante trabalho do Conselho, feito com carinho e cuidado”, ressalta.

Texto: Juliana Turatti
Edição: Escritório de Comunicação