//
Gabinete de Crise faz balanço preliminar de danos e traça ações
Uma reunião estratégica do gabinete de Crise foi realizada nesta quarta-feira (17) pela Prefeitura de Canoas, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), após o forte temporal que atingiu a cidade. Secretários, subprefeitos e diretores realizaram balanços de ações e elaboraram estratégias de atuação das equipes para a desobstrução de vias e retomada dos serviços essenciais. O Município foi afetado por fortes chuvas e vendaval, entre o fim da noite de terça e madrugada de quarta. As precipitações provocaram transtornos, como alagamentos e queda de árvores e placas. Não há registros de feridos. Em balanço preliminar da Defesa Civil, os bairros mais afetados foram Rio Branco, Niterói, Fátima, Centro e Mato Grande.
De acordo com o Eclima, as pancadas de chuva tiveram início por volta das 22h e seguiram até a uma hora da manhã. A região do bairro Rio Branco apresentou o maior volume com 83.2 mm de chuva, seguido do Marechal Rondon (80.4 mm), Niterói (61.2mm), São Luís (60.6mm), Mathias Velho (54.2mm) e Estância Velha (32.4mm). As fortes rajadas de vento, segundo a Base Aérea de Canoas, atingiram a velocidade de 107 km/h.
A Defesa Civil de Canoas segue em alerta no decorrer desta quarta-feira (17). Segundo as previsões meteorológicas, ao longo do dia ainda há condições para pancadas fortes de chuva em pontos isolados em Canoas e Região Metropolitana. Ocorrências de raios e rajadas de vento não estão descartadas.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, um grupo de 19 pessoas (sendo nove crianças) ficou desabrigado e foi acolhido no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Nossa Senhora das Graças.
Serviço
Casos de emergência relacionados a chuva, alagamentos, ventos ou granizo podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão nos telefones 153, (51) 32363888 ou pelo (51) 32363889. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o contato é pelo WhatsApp: (51) 51 9301 4751. A necessidade de sinalização devido à queda de árvores ou alagamentos deve ser comunicada à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Pontos de apoio
Os ginásios da EMEF Paulo VI (av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima), Thiago Würth (av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho), da EMEF Santos Dumont (rua Arthur Bernardes, 654, Niterói), na EMEF Erna Würth no CAIC (av. Dezessete de Abril, 430, Guajuviras) e no Centro Esportivo São Luís (rua Eng. Rebouças, 844, São Luís) estão à disposição para eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
Texto: Fábio Radke
Edição: Valéria Deluca