Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/Reduzidas_26_08_VISITA_GRAVIDAS_VENEZULELANAS_NO_HU_Guilherme_Pereira-7.jpg

Gestantes imigrantes visitam maternidade do HU

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Gestantes imigrantes que residem em Canoas participaram de uma visita guiada na maternidade do Hospital Universitário de Canoas (HU). A atividade, que aconteceu nesta sexta-feira (26), tem como objetivo apresentar para as futuras mamães a estrutura do hospital, bem como explicar o passo a passo para o dia do nascimento do bebê. A iniciativa foi uma realização da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes e apoio da Secretaria de Educação.

A venezuelana Yodatzy Aguilera, de 32 anos, está grávida de quatro meses e participou da visita junto da filha Alexandra Aguilera, de 15 anos, grávida de três meses. Para mãe e filha, conhecer o hospital dá mais tranquilidade para o dia do parto, já que elas vêm de uma cultura diferente, com uma língua diferente. “Este vai ser meu quarto filho, mas o primeiro aqui. E conhecer a maternidade ajuda muito a sentirmos segurança”, falou Yodatzy. Para Alexandra, que terá o primeiro filho, tudo é desconhecido. “Estou achando bom. Me sinto mais segura agora.”

A visita guiada faz parte do Programa Nascer Canoas, que tem o objetivo de acompanhar gestantes e crianças até o segundo ano de vida, contribuindo, assim, para a redução das mortalidades infantil, fetal e materna. Além disso, busca a qualificação do atendimento pré-natal e das gestantes.

O programa realiza diversas ações, proporcionando acompanhamento das gestantes e crianças. Busca garantir às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

A diretora de Atenção Básica, Hadoika Aiko, destaca que a ação segue a linha do atendimento humanizado. “Além disso, esclarecer dúvidas sobre o parto, saber dos cuidados e ter clareza de para onde se dirigir em caso de emergência”, falou a diretora.

O programa de visita à maternidade foi retomado depois de um longo período suspenso, em função da pandemia. A intenção é que aconteça todas as sextas-feiras, beneficiando gestantes de todas as regiões da cidade.

Escritório de Comunicação PMC

[addtoany]