Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Image-2023-10-30-at-17.57.17.jpeg

Graças marca o Dia Mundial do AVC com atividades de alerta

Nesta segunda-feira (30), Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), as equipes de Assistência do Hospital Nossa Senhora das Graças promoveram ações de alerta e capacitações voltadas aos profissionais de enfermagem. Segundo estimativas, uma em cada quatro pessoas sofrerá um AVC durante a sua vida. Noventa por cento dos casos podem ser evitados, conforme alertaram as médicas Larissa Claudino e Laura Rossi, durante a palestra “Manejo do AVC na Emergência”.

O Graças é referência no atendimento de casos de AVC, por esta razão é fundamental que toda equipe assistencial entenda o que ocorre com o paciente que chega ao hospital com a alteração do fluxo sanguíneo. Essa alteração ocasiona a morte de células nervosas da região cerebral atingida, e o tempo é fator determinante no tratamento. “A cada minuto do AVC, um milhão de neurônios está morrendo, e a triagem para reconhecer os sintomas que indicam que o paciente pode entrar no protocolo de AVC é fundamental”, afirmou Larissa.

O AVC foi a primeira causa de mortalidade do mundo por três décadas consecutivas e hoje ocupa a segunda posição. Na opinião do enfermeiro Douglas Elizandro, essa queda ocorreu por causa dos treinamentos e do conhecimento sobre a terapia trombolítica disponível no Sistema Único de Saúde. “As capacitações são para o fortalecimento desse tratamento tão importante”, afirma Elizandro, um dos organizadores da ação, juntamente com as colegas, também enfermeiras, Isadora Oliveira e Bruna Kraus.

PIT STOP DA SAÚDE – A programação contou ainda com o Pit Stop da Saúde, onde os colaboradores e visitantes foram convidados a ouvir orientações sobre os sinais do AVC, a fazer a medição do Índice de Massa Corporal (IMC), averiguar a pressão arterial, bem como receber informações sobre a importância da prática de exercícios e da alimentação saudável.
O colaborador Cristiano Dias Vargas, analista de Manutenção Eletrônica, elogiou a iniciativa. Ele conta que cuida da própria saúde, mantém uma alimentação balanceada e pratica exercícios físicos regularmente. “Acho esse tipo de ação fundamental para que a gente se lembre da importância de cuidar da própria saúde”. O segurança Marcelo Correa da Silva também não perdeu a oportunidade e verificou a pressão. “Está 120×80 mmHg, normal”, contou.

A programação do Dia Mundial do AVC contemplou os colaboradores dos três turnos. Além das médicas, as participações dos profissionais da Nutrição e da Fisioterapia, nas aferições, foram fundamentais para a realização da ação.

[addtoany]