A gratuidade na passagem de ônibus no transporte público coletivo do município, em vigor desde maio e com término nessa terça-feira (31), representou significativo aumento de passageiros e uma injeção de cerca de R$ 2 milhões na economia. O valor deixou de ser desembolsado pelos usuários do serviço e desonerou as empresas, sem a necessidade da aplicação do vale-transporte. O balanço é da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM). O passe livre por meio do subsídio tarifário, ao longo do período de calamidade pública devido a enchente, foi adotado pela Prefeitura de Canoas após a retomada do serviço, ainda em maio.
De acordo com o secretário da SMTM, Diego Cigolini, em abril eram transportados cerca de 830 mil passageiros e, após a enchente, a marca saltou hoje para a média mensal de 1,2 milhão de usuários. “É uma situação muito mais adequada para o transporte, obviamente, longe do ideal ainda para a cidade. Acredito que a solução definitiva será com o processo licitatório que já está em andamento e com o Tribunal de Contas”, citou.
Por parte da empresa Sogal houve ainda um aumento na frota para atender a demanda. Em maio, a quantidade de ônibus era 76, enquanto que hoje, as operações ocorrem com 96 ônibus. Ainda haverá um incremento de mais outros dez ônibus na frota, com o objetivo de qualificar o serviço.
A gratuidade da passagem encerra nesta terça-feira, último dia do ano, conforme o projeto de lei. O valor da tarifa volta a ser o mesmo aplicado antes da cheia, de R$4,80, para ônibus convencional, e R$2,40 para quem paga meia passagem escolar. Dúvidas sobre os itinerários e horários das linhas da Sogal podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3472-6233 e no site da empresa. Atrasos e outros assuntos devem ser comunicados à Diretoria de Transportes, pelo WhatsApp (51) 99365-9452 ou pelo telefone (51) 3425-7637.
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