//
Grupo de idosos participa de passeio na praia de Magistério neste domingo
Download Imagem Original
Foto: Divulgação
Um domingo de lazer à beira-mar, para confraternizar com os amigos. Assim foi o encontro de 25 participantes da Associação de Mulheres da Princesa Isabel. A confraternização e ida à praia de Magistério, em Balneário Pinhal, ocorreu neste domingo (28) e contou com a presença de familiares. A ação, organizada pelo Centro de Convivência do Idoso, da Secretaria da Assistência Social, integra o cronograma de atividades articuladas para promover a integração e o envelhecimento ativo e saudável na comunidade.
O grupo se reuniu para um almoço e para uma ida à praia. Marina Alves dos Passos, de 93 anos, conta que este é o terceiro ano em que ela participa do passeio e que está feliz em socializar com as amigas. “Eu acho bom, adoro estar com a turma. Gosto de passear bastante, de ir à bailes e de dançar”, completou a Rainha da associação, reeleita ao posto desde 2019.
Edi Ana Zen Morais, de 66 anos, é a vice-presidente da associação há oito anos. Ela é professora aposentada do município e proprietária da casa que sedia os encontros. Entusiasmada, afirmou sentir-se viva ao estar na associação e poder integrar as atividades do grupo. “Para mim, está sendo vital. Sempre gostei de ajudar, mas conviver com elas é muito gratificante”, disse.
As ações de convivência social são essenciais, de acordo com o assistente social da organização, Gilmar da Silva Roza. “Organizamos todo um aparato para mobilizá-los e levá-los a esses passeios. Alguns deles não conseguiriam ir sozinhos. Então, é fundamental darmos esse suporte para que participem dessas atividades. Isso proporciona um envelhecimento mais saudável”, salientou ele, que trabalha com o grupo há mais de 20 anos.
A Associação de Mulheres da Princesa Isabel é um dos grupos mais antigos de Canoas. Fundado em 21 de abril de 1988, está cadastrado junto à Secretaria da Assistência Social, por meio do Centro de Convivência do Idoso, participando ativamente de passeios, atividades, palestras e oficinas promovidas pela Prefeitura. São 25 grupos e 1.235 pessoas idosas atendidas nessas iniciativas.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Valéria Deluca