//
Guarda Municipais tem capacitação para uso de pistola elétrica
Download Imagem Original
Foto: GM / Divulgação
Mais um grupo de agentes da Guarda Municipal (GM) de Canoas está apto a utilizar a pistola Spark, a popular pistola elétrica, no exercício das rondas ostensivas. Um curso de qualificação para uso do equipamento foi realizado na última segunda-feira (20), na sede da corporação. A equipe recebeu noções de legislação, uso diferenciado da força, abordagem, algemação e a prática operacional com o uso do dispositivo.
De acordo com o diretor da GM de Canoas, João Alfredo de Oliveira, a pistola elétrica faz parte do armamento fornecido pela corporação aos agentes. “É mais uma alternativa para que os guardas possam selecionar o equipamento mais adequado para alguns tipos de ocorrências atendidas diariamente, como casos de pessoas em surto, violência doméstica e patrimonial, agressões a servidores, perturbação da ordem pública, entre outras”, afirma.
Ainda segundo o instrutor e guarda Lisandro Carvalho, responsável pelo curso ao lado do colega Ademar Abreu, as pistolas Spark “são ferramentas consolidadas na segurança pública e privada, capazes de conter uma pessoa agressiva não armada, garantindo segurança tanto para o operador quanto para o cidadão em desconformidade com a lei ou com a ordem pública”, finaliza.
Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes