Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/WhatsApp-Image-2021-11-22-at-22.36.08.jpeg

Guarda Municipal Presente reforça segurança dos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças

A ação abordou 142 pessoas e 82 veículos, resultando na remoção de um carro, com multas que somavam R$ 25 mil, e na realização de sete autos de infração de trânsito.
Download Imagem Original

Foto: Divulgação: Guarda Municipal

A operação Guarda Municipal Presente, da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), esteve nos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças, nessa segunda-feira (22). A ação abordou 142 pessoas e 82 veículos, resultando na remoção de um carro, com multas que somavam R$ 25 mil, e na realização de sete autos de infração de trânsito. O objetivo da operação, realizada com apoio de fiscais da Secretaria de Transportes e Mobilidade, foi aumentar a sensação de segurança dos canoenses.

“O Guarda Municipal Presente é um dos projetos que lançamos neste ano para intensificar as ações de enfrentamento ao crime no município, com foco nos locais que registram o maior número de casos. A atuação dos nossos guardas é baseada em evidências criminais, a partir da inteligência e da análise qualificada dos dados. É dessa forma, com planejamento, integração e eficiência, que vamos seguir reduzindo a criminalidade em Canoas”, destacou o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt.

A concentração teve início às 18h, em frente à Praça Dona Mocinha, no Bairro Niterói. Na sequência, as equipes se dividiram pelas ruas dos dois bairros e fizeram patrulhamento preventivo, com interação com a comunidade e comércio local e revista de suspeitos. Também foram realizadas barreiras dinâmicas nos pontos com maiores índices de roubos e furtos de veículos. O objetivo foi inibir todo tipo de ilícito da região.

Guarda Municipal Presente
A operação reforça a segurança de regiões estratégicas do município, de acordo com os indicadores de criminalidade do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC). A iniciativa tem o objetivo de evitar delitos e enfrentar o crime, para que os canoenses se sintam mais protegidos.

Observatório divulga indicadores de criminalidade
O Observatório da Segurança Pública (OSPC) divulgou os indicadores de criminalidade de outubro. No acumulado do ano, houve redução de 42,6% no roubo de veículos, na comparação com o mesmo período de 2020. É o menor número de casos desde 2009, quando os dados começaram a ser computados. Também houve diminuição de 12,6% no roubo a pedestre.

Os dados completos podem ser conferidos aqui.

Escritório de Comunicação - PMC