Para proporcionar um Natal mais feliz para cerca de 50 crianças da comunidade Morada Cidadã, no Bairro Fátima, em Canoas, a Secretaria Municipal de Segurança Pública distribuiu, nesta quarta-feira (22), uma série de brinquedos arrecadados pelo projeto Guarda Municipal Solidária. A iniciativa visa mobilizar os agentes para a arrecadação de doações, como brinquedos, alimentos, roupas e material de higiene e limpeza, e destiná-los às famílias em vulnerabilidade social do município. Atualmente, 87 pessoas são diretamente beneficiadas pelo projeto. Durante a entrega, o papai noel e a mamãe noel fizeram a alegria da criançada.
Moradora da comunidade e mãe de duas crianças atendidas, Adriana Oliveira, 45 anos, não conteve as lágrimas ao falar da iniciativa da Guarda Municipal. “Acho um projeto muito legal e importante para muitas crianças, como os meus pequenos, que não iriam ganhar nada no Natal, porque eu não tenho condições de dar. Eu fico muito feliz de poder ver a alegria deles em receber os brinquedos e ver o papai noel”, relatou ela, que é mãe da Agatha, de 6 anos, e do Caio, de 7 anos.
A distribuição dos brinquedos não fez a alegria apenas das crianças. A adolescente Maria Eduarda Paim, 14 anos, moradora da comunidade, admitiu que quer ser Guarda Municipal quando crescer. “Eu acho o trabalho da Guarda muito legal. Eu sou muito aventureira. E sei que os guardas colocam, todo o dia, a vida em risco pela população e eu gosto dessas coisas. E até disse para a minha mãe que eu quero ser. E ela me disse que eu preciso estudar bastante, que eu um dia eu vou realizar o meu sonho”, comentou.
Para o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini, o objetivo da ação é aproximar a instituição das comunidades carentes de Canoas. “É uma forma de poder entrar de uma forma diferente dentro das comunidades. Aqui nesse local já teve vários atritos por questões envolvendo a criminalidade. Então, a nossa ideia é mostrar para as crianças que a Guarda tem outra forma de atuar, não só a policial, mas também tem um compromisso social, que ultrapassa a garantia da segurança”, destacou.
Guarda Municipal Solidária
Lançado em abril de 2021, visa mobilizar os agentes para a arrecadação de alimentos, roupas, material de higiene e limpeza, entre outros produtos. A iniciativa destina as doações para as pessoas em vulnerabilidade social do município. Desde que foi lançado, o projeto já arrecadou e doou:
– 4.062 peças de roupa
– 350 pares de calçados
– 72 pares de meias
– 1.080 kg de alimentos
– 405 itens de higiene e limpeza
– 862 fraldas
– 30 cobertores
– 298 brinquedos
Como doar
A arrecadação acontece na sede da Guarda Municipal, junto à Secretaria de Segurança Pública, na Rua Humaitá, 1130, Bairro Marechal Rondon. A iniciativa conta com a parceria da Associação dos Guardas Municipais de Canoas (AGMC) e organizações e entidades assistenciais do município.