Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/IMG_9046-1.jpg

Hospitais mantém atendimentos emergenciais e trabalham com algumas restrições

Destelhou parte do bloco cirúrgico do Hospital Nossa Senhora das Graças
Download Imagem Original

Foto: Amanda Furtado - PMC

Os hospitais de Canoas mantêm atendimento para a população apesar do não fornecimento de energia pela concessionária. O Hospital Universitário de Canoas (HU) conta com o auxílio da usina de cogeração de energia e abastecimento permanente de água com caminhões pipa. Das 20 cirurgias agendadas apenas duas precisaram ser suspensas e 50% das consultas marcadas devem ser remarcadas em função de restrições do sistema.

O Hospital Nossa Senhora das Graças precisou suspender temporariamente as cirurgias eletivas em função do destelhamento no Bloco Cirúrgico, afetando o Centro de Esterilização. “Tivemos parte dos vidros do ambulatório quebrados. Mas, conseguimos remanejar os pacientes sem prejuízos para os atendimentos. Em relação à falta de energia elétrica, o gerador está com o abastecimento garantido para as próximas horas”, avisou o secretário municipal de Saúde, Jurandir Maciel.

O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) mantém os atendimentos com o uso de geradores e com auxílio de caminhão pipa para o abastecimento de água. Na noite passada, ocorreram pontos de alagamento na área de apoio em função da água que entrou pelas frestas das janelas. Mas, a situação foi contornada sem prejuízos para a população. Sem sistema, os prontuários e laudos estão sendo feitos manualmente.

UPAs e Unidades de Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Rio Branco, Caçapava e Boqueirão, que registraram problemas de alagamento, ainda pela manhã tiveram os serviços normalizados. Além disso, a base da SAMU 2, localizada junto ao HNSG, teve a sua estrutura totalmente danificada e foi remanejada para a Base 1, que fica junto ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC).

A Secretaria de Saúde informa que a US Estância Velha e a US Cerne estão com os serviços afetados, por conta da queda de árvores. As equipes da Prefeitura trabalham para remover a vegetação o mais breve possível. As outras unidades funcionam normalmente.

Texto: Clarissa Colares
Edição: Valéria Deluca 

[addtoany]