Desde o primeiro momento em que abriu as portas até o início da noite deste domingo (28), o Hospital de Campanha de Canoas contabilizou mais de 350 pacientes atendidos. A estrutura, montada ao lado da UPA Boqueirão, recebe pacientes com sintomas compatíveis com a dengue e funciona 24h, de segunda a segunda, a exemplo das demais unidades de pronto atendimento da cidade.
Já no primeiro final de semana, o Hospital de Campanha, aberto na manhã de sábado (27), trouxe impacto positivo no atendimento das demais UPAs. Na sexta-feira (26), os serviços da Rio Branco e Mathias Velho registraram, respectivamente, 284 e 237 atendimentos, enquanto a Boqueirão recebeu 330 pacientes. No sábado (27), com o início da operação da nova estrutura, os números de atendimentos reduziram para de 269 na UPA Rio Branco e 202 na UPA da Mathias Velho. No domingo, ambas registraram 230 e 163, respectivamente. Na UPA Boqueirão, foram realizados 435 atendimentos no sábado, sendo 250 apenas no Hospital de Campanha. No domingo, a procura foi de 340 pacientes, 94 deles acolhidos na nova estrutura até às 18h.
Redução no tempo de espera
Outro importante resultado do Hospital de Campanha foi em relação ao tempo de espera para o primeiro atendimento. Na sexta-feira, a média era de quase 3 horas, enquanto neste domingo chegava a pouco mais de 1 hora. “Este primeiro final de semana foi importante para entendermos alguns fluxos que precisavam ser acertados, para que o atendimento seja mais rápido e eficiente, sempre visando o melhor para os usuários. Mesmo assim, percebemos, com a alta procura, como essa estrutura era necessária e já ajudou a desafogar os demais equipamentos de saúde”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.
O atendimento foi aprovado por Kelly Araújo, moradora do bairro Guajuviras. Ela procurou o local porque os filhos apresentavam sintomas de dengue. Com o resultado dos testes em mãos, saiu aliviada porque o diagnóstico não se confirmou. “O hospital de campanha facilitou, vai ajudar bastante. É importante ter esse espaço por causa da superlotação que está tendo por causa da H1N1, muitos conhecidos meus estão com influenza. Acho muito importante essa separação. E vai agilizar bastante o atendimento”, afirmou.
Serviço
O Hospital de Campanha conta com três consultórios médicos, 14 salas de atendimento e observação e uma sala para medicação. No local, é feito o acolhimento dos pacientes, justamente para diminuir a pressão dos atendimentos na UPA Boqueirão, localizada na região que registra o maior número de casos de dengue em Canoas. A estrutura funcionará por 90 dias no local. A Prefeitura de Canoas reforça que o atendimento nas UPAs é prioritário para casos de alta e média complexidade. Pacientes com sintomas leves devem procurar as unidades básicas de saúde.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung