Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Centro-de-Pesquisas-de-Oncologia-do-HNSG-Vinicius-Thormann-40.jpg

Hospital Nossa Senhora das Graças lança o Centro de Pesquisa em Oncologia Clínica

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann PMC

Desenvolver estudos eficientes de medicamentos para o tratamento do câncer e a proposição de novas abordagens terapêuticas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Com essa proposta, a Prefeitura de Canoas lançou as atividades do Centro de Pesquisas Clínicas Oncológicas. Nesta quinta-feira (29), o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques assinou o Termo de Cooperação e Parceria com o Hospital Nossa Senhora das Graças, que vai sediar o primeiro polo de pesquisas oncológicas da Região Metropolitana, além de Porto Alegre.

“Ao abrigar o primeiro centro de pesquisas voltado ao combate ao câncer na região, Canoas se posiciona como município referência em pesquisa e métodos modernos para o tratamento oncológico. E sabemos que inovação na saúde significa mais condições de salvar vidas. É importante lembrar que este projeto começou a tomar forma em 2022, quando estávamos à frente da Prefeitura, mas que, lamentavelmente, foi engavetado pela gestão que nos sucedeu, em 2023. Já poderíamos estar com estudos avançados”, salienta o prefeito Nedy.

A apresentação do Centro de Pesquisa em Oncologia do HNSG foi realizada pelos médicos oncologistas Gustavo Gossling e Gabriel dos Anjos. Esse trabalho vai possibilitar a realização de pesquisas com fármacos novos das mais variadas indústrias farmacêuticas. “Embora o foco sejam as pesquisas oncológicas, o Centro também vai realizar pesquisas sobre doenças cardíacas, diabetes e vacinas”, esclarece Gossling.

“Com os estudos e resultados do Centro de Pesquisa, pacientes de Canoas não vão precisar se deslocar para Porto Alegre para ter acesso a tratamentos inovadores”, pontuou o médico Gabriel. As pesquisas devem começar entre março e abril deste ano. Conforme o diretor do Hospital Nossa Senhora das Graças, Juliano da Silva, o custo dos trabalhos será totalmente absorvido pelos laboratórios. Para o secretário de Saúde, Jurandir Maciel, o Centro de Pesquisa em Oncologia Clínica mostra que o sistema de saúde começa a ter uma visão mais ampla para avançar no tratamento dos pacientes.

Texto: Clarissa Colares
Edição: Valéria Deluca