Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Vinicius-Thormann-2.jpg

Hospital Universitário de Canoas inaugura Núcleo Hospitalar de Epidemiologia

No local, será feita a coleta, análise e interpretação de dados em saúde, possibilitando a integração com a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria da Saúde de Canoas.
No local, será feita a coleta, análise e interpretação de dados em saúde, possibilitando a integração com a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria da Saúde de Canoas.
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Em parceria com a Prefeitura, o Hospital Universitário de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), inaugurou, nesta quarta-feira (6), o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE). O novo serviço institui a Vigilância Epidemiológica em âmbito hospitalar, tendo como atribuições a detecção, monitoramento e investigação das doenças e agravos à saúde pública.

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia é uma atividade que atende à Portaria Ministerial Nº 2.254, de 5 de Agosto de 2010, que determina que os hospitais tenham um núcleo para investigação de doenças de notificação compulsória, como pacientes vítimas de violência, síndromes respiratórias graves, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

De acordo com Daniela Garcez, enfermeira coordenadora do NHE, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia tem como importância detectar, notificar e investigar agravos constantes, contribuindo e articulando com o Sistema de Saúde. “Desta forma, podemos desenvolver ações em conjunto com a Vigilância Epidemiológica de Canoas, fortalecendo as informações e ações em políticas públicas em saúde no município”, disse.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destacou a importância do NHE. “Estou positivamente admirado com a abertura do local, pois vai contribuir para que possamos nos precaver e termos ações ainda mais efetivas no combate às doenças. E esse é o papel do gestor. Tenho certeza que o trabalho será muito importante não só para Canoas, mas para todo o Estado. Cada vez mais, o HU se posiciona como um marco e uma referência para o Rio Grande do Sul”.

Já a secretária da Saúde, Rosa Groenwald, ressaltou que “quem ganha é a comunidade como um todo”. E reiterou que o serviço deve ser prestado em conjunto com a secretaria para que a população receba um atendimento ainda mais qualificado.

Para o superintendente regional do GAMP, Diego Bastos, o NHE prestará uma ajuda importantíssima na detecção de novos casos de doenças. “O mapeamento será mensal, por meio das notificações recebidas pelo controle de infecção, laboratório, pronto atendimento obstétrico e saúde mental do hospital. Após a coleta de todas as informações dos pacientes que estiveram no HU, os dados serão enviados à Vigilância Epidemiológica para os devidos encaminhamentos, seja para o banco de dados ou para outras medidas que se façam necessárias”.

Com informações da assessoria de imprensa do Gamp