Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/WhatsApp-Image-2022-11-17-at-18.02.24.jpeg

Igualdade Racial promove resgate histórico da participação dos negros na Revolução Farroupilha

Especialista no tema, o historiador e político gaúcho Raul Carrion (ao centro) deu uma palestra no auditório do Paço Municipal

A atividade desta quinta-feira (17) dentro do Mês da Consciência Negra em Canoas, promovido pela Secretaria Municipal Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes, foi dedicada ao resgate histórico da participação dos negros na Revolução Farroupilha. Para falar sobre o tema, o convidado foi o historiador, escritor, sindicalista e político gaúcho Raul Carrion.

Especialista na matéria e autor de dois livros sobre os Lanceiros Negros, Carrion fez uma palestra no auditório da Prefeitura, que reuniu estudantes, professores, pessoas da comunidade, secretários e membros da gestão municipal.

De acordo com Carrion, a invisibilidade do povo negro ainda perdura nas mais diversas áreas e não é diferente na Revolução Farroupilha. No entanto, eles estiveram presentes no conflito em diversos conjuntos desde o seu início, apesar de serem lembrados apenas no final, com o extermínio dos lanceiros no Massacre de Porongos. 

Liberdade
O historiador elencou a participação dos soldados da então República Rio-Grandense em todas as fases importantes da disputa contra o Império, desde a tomada de Porto Alegre, a libertação de escravizados em Pelotas, a batalha do Seival e a tomada de Laguna. Os negros lutaram como homens livres, em tropas de infantaria e cavalaria. 

Porém, o Império brasileiro, temendo que a onda de liberdade tomasse o resto do país, e também a agitação que surgiria se voltassem às senzalas, optou por sua aniquilação, com aval dos próprios líderes farroupilhas que já se encontravam derrotados. 

“O Brasil tem uma dívida impagável com o povo negro. Foram oprimidos e explorados por quase 400 anos, mas são eles os donos das forças que forjaram o Brasil. Estamos aqui para refletir sobre isso, pois o racismo é uma construção social feita para justificar a opressão”, afirmou Carrion.

Dia municipal e desfile
A secretária adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes de Canoas, Ednea Paim, ressaltou que o município avançou no reconhecimento dos Lanceiros Negros, instituindo o dia municipal, celebrado em 14 de novembro – data do Massacre de Porongos, além de sua inclusão nos desfiles e piquetes da Semana Farroupilha.

“Canoas avança na igualdade racial e vem servindo de exemplo para outras cidades. Homenagear os Lanceiros Negros significa lembrar de um grupo invisível e esquecido, que ousou sonhar e acreditar, mas que deixaram sua marca com sangue”, disse a secretária.

A programação do Mês da Consciência em Canoas teve início no último dia 7 e segue até dia 29. Veja:

07/11 e 08/11 – 8h às 12h e 13h30 às 16h30 – Abertura das atividades da Consciência Negra e capacitação do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), Auditório Sady Schiwitz. O evento é custeado pelo Sinapir. Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes e Sinapir.

11/11 – 14h30 – Peça Teatral: Help!, Projeto Social Caminho do Bem com o grupo “Nação Jovem” e Rapper Du, na Emef General Osório.
Organização: Emef General Osório com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

16/11 – 14h – Igualdade Racial recebe o prêmio Zumbi dos Palmares na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

17/11 – 14h – Palestra com o escritor Raul Kroeff Carrion, autor de dois livros voltados ao público negro sobre os Lanceiros Negros, no Auditório Sady Schiwitz. Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

19/11 – 13h às 18h – Feira de Afrobusiness e atrações musicais, na Casa dos Rosa, em parceria com o Conselho Municipal da Igualdade Racial (Compir). Organização: Compir e Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

21/11 – 9h – Atividades com apresentação de teatro e participação do rapper Du, palestra com a historiadora Gisele Vidal e exposição do artista João Máximo, na Antiga Estação de Trem. Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes. 

23/11 – 14h – Encerramento e Formatura do Curso de Panificação para quilombolas e imigrantes, na Pecan. Organização: Pecan e Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

24/11 – 14h30 – Contação de história com a historiadora Gisele Vidal sobre João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e Momento Cultural, na Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic). Organização: Adevic com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

25/11 – 14h – Participação do Projeto Social Caminho do Bem com o grupo de teatro Nação Jovem, palestra com Reginete Bispo e dinâmica com Ana Paula Wolf, no Centro de Integração Paulo Paim. Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

26/11 – 14h às 17h – Portas Abertas 2ª edição especial do Mês da Consciência Negra e Momento Cultural, no Hangar Cultural. Organização: Secretaria Municipal de Cultura com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

29/11 – 9h às 12h – Ações e serviços de saúde voltados à população negra, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e Cidadania, no Calçadão do Centro. Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes com participação das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e Cidadania.