//
Inicia ano letivo para cerca de 30 mil alunos em Canoas

Download Imagem Original
Foto: Vinicius Medeiros / PMC
O ano letivo para cerca de 30 mil alunos matriculados nas escolas de rede municipal de ensino teve início nesta segunda-feira (17). Em 2025, Canoas dá a largada nas atividades escolares com 29.896 alunos distribuídos em 82 unidades de ensino do próprio do Município. Todas as estruturas físicas receberam, pelo menos, algum tipo de intervenção, especialmente, diante dos danos estruturais registrados durante a enchente histórica de maio ou então pelo uso emergêncial dos prédios como abrigos. Do total de matrículas confirmadas, 25.382 correspondem às 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e outras 4.523 são de 38 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
Muitos desafios foram superados até a chegada do primeiro dia de aula. As verdadeiras forças-tarefas iniciadas em janeiro, com reformas e melhorias a todo vapor, possibilitaram que os estudantes voltassem às mais de 80 entidades de ensino com condições de uso. À exceção da EMEI Ledevino Piccinini, no bairro Fátima, que carece de laudo de liberação. Os poucos alunos dessa instituição, algumas dezenas, já estão matrículadas em outras unidades da rede naquela mesma região.
O vice-prefeito Rodrigo Busato e secretária da Educação, Beth Colombo, participaram, nesta segunda (17), de dois atos simbólicos de entrega dos kits escolares nas mãos dos estudantes da rede municipal de ensino. O primeiro deles, pela manhã, na EMEF Pernambuco, no bairro Niterói, e à tarde, na EMEF Assis Brasil, no Mato Grande. Nesta terça-feira (18), às 8h, ocorre uma cerimônia na EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera, no Guajuviras, e às 9h, na EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, no bairro Mathias Velho. Ao longo da semana, as equipes diretivas entregam os conjuntos para todos os alunos.
“A escola é um lugar onde aprendemos, convivemos, solidamos parceiros e amigos, e temos a oportunidade de absorver o conhecimento dos nossos professores. Vocês aproveitem ao máximo a convivência do tempo da escola, porque o tempo passa rápido e às vezes a gente perde alguma coisa. Aprender, estudar, contribuir, colaborar, estar sempre juntos na parceria, porque cada momento é único, pois vocês alunos vão passando pelos professores e a vida nos leva a outros caminhos. Sejam felizes e um lugar para as pessoas viverem e conviverem, aprendendo e ensinando e dessa forma nos tornamos cada vez melhores”, disse a secretária Beth Colombo.
O vice-prefeito Rodrigo Busato fez a entrega simbólica de um conjunto para os alunos Bernardo Diehl, do 3º ano, e para Laura Prates, do 9º ano. “A gente sabe que isso é somente uma pequena etapa de um grande desafio que nós ainda temos de reconstrução da nossa cidade nas mais diferentes formas. Serão diversos desafios, não somente em Canoas, mas em toda região, mas que bom saber que hoje estamos aqui tomados e contagiados pela alegria dessa criançada. A Educação é prioridade e tem que ser valorizada”, destacou Rodrigo.
Os cerca de 30 mil kits escolares estão sendo entregues para alunos das EMEIs e EMEFs ao longo da semana. Cada caixa é composta por itens como caderno, estojo, cola, tesoura, entre outros. De acordo com a secretária Beth, os itens possuem o objetivo de assegurar a igualdade de acesso a recursos essenciais ao aprendizado. As composições mudam de acordo com os diferentes grupos: Maternal I e II, Jardim I e II, Séries Iniciais (1º ao 5º) e Séries Finais (6º ao 9º). O investimento do Município com a compra dos materiais é de R$ 3.086.359,09 milhões.

Composição dos itens varia para os diferentes grupos