//
Instabilidade no final de semana pode refletir em aumento de níveis das águas
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira
A instabilidade terá predomínio neste final de semana em Canoas. Conforme o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), as projeções meteorológicas indicam que, em um período de três dias, os acumulados entre sábado (11) e segunda-feira (13), podem ficar entre 85 e 173 milímetros (mm).
A partir de terça-feira, a temperatura terá forte declínio. Os termômetros podem chegar à marca dos 9º graus. A situação torna ainda mais necessária a doação de cobertores, cobertas e roupas de inverno para aquecer as pessoas que perderam todos os seus pertences.
A Defesa Civil reforça o apelo que as pessoas não voltem para as suas residências nas áreas atingidas, embora o recente recuo da cheia. Os acumulados de chuva nos próximos dias — inclusive com pancadas fortes —, associada aos volumes dos demais rios que desembocam na região da Praia do Paquetá e no Guaíba, e a mudança das rajadas para Vento Sul podem resultar em aumento do nível das águas.
“Diante deste quadro, a Prefeitura de Canoas vai voltar a acionar todos os serviços em regime de alerta para o atendimento da população. Estamos buscando novos espaços para abrigar as pessoas. A Defesa Civil mantém a evacuação do Bairro Niterói”, afirma o secretário-chefe do Eclima de Canoas, José Fortunati.
Como deve ficar o tempo nos próximos dias:
Sábado (11) – Tempo instável com risco de eventos com chuva forte. Os acumulados podem causar alagamentos nas áreas não inundadas pela enchente. Mínima de 17º C e máxima de 19º C.
Domingo (12) – O tempo se mantém instável, com períodos de pancadas fortes. Dia com quase nenhuma variação térmica. Mínima de 19º C e máxima de 22º C.
Segunda-feira (13) – Estão previstos períodos de chuva passageira. O vento predomina no quadrante Sul/Sudeste. Mínima de 18º C e máxima de 21º C.
Terça-feira (14) – Uma massa de ar seco garante tempo firme e com amplas aberturas de sol. A temperatura despenca e faz frio. Mínima de 9º C e máxima de 16ºC.