Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Image-2024-06-14-at-16.12.31.jpeg

Instabilidade volta a Canoas e traz chuva na tarde de sábado (15)

Diante dos prognósticos de chuvas fortes e com um plano de contingência estruturado, o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima) de Canoas está monitorando as condições do tempo para o final de semana e para os dias seguintes.

No sábado (15), o sol aparece pela manhã com previsão de abafamento desde as primeiras horas. A partir da tarde, a instabilidade retorna e não se afasta a possibilidade de chuva de forte intensidade, de forma isolada. Segundo o Eclima, os institutos de meteorologia apontam a possibilidade de acumulados de 30 a 40 milímetros (mm), o que pode resultar em alagamentos pontuais.

Os maiores acumulados são projetados para domingo (16). O tempo no município fica instável e chove a qualquer momento. Segundo os prognósticos, as pancadas tendem a ser fortes, e o volume no dia pode variar de 50 a 100 mm. O cenário de muita chuva pode potencializar alagamentos em ruas com pontos mais suscetíveis ao acúmulo de volumes de água.

De acordo com o secretário-chefe do Eclima de Canoas, José Fortunati, os moradores que possuem conhecimento das condições geográficas dos seus endereços, podem ajudar e contribuir com o Poder Público. “Os moradores de ruas e regiões que costumam alagar em dias de chuva devem tomar maiores precauções. O solo ainda está muito encharcado e sabemos que as águas da chuva podem encontrar obstáculos para ingressar no sistema de drenagem. O pedido é para que as pessoas deixem de colocar lixo nas ruas e afastem esses materiais das bocas de lobo”, disse.

Segundo o Eclima, a elevação natural dos rios Sinos e Gravataí não deve repetir uma nova situação de enchente, a exemplo do que houve em maio.

Previsão para os próximos dias:

Sábado (15): o dia começa com sol, pela manhã, e abafamento desde cedo. À tarde, a instabilidade volta e não se afasta a possibilidade de chuva de forte intensidade, de modo isolado. As precipitações podem oscilar entre 20 e 40 mm pela cidade. Mínima de 20°C e máxima de 25°C.

Domingo (16): o tempo fica instável, com picos de chuva moderada a forte. O volume pode ser significativo, entre 50 e 100 mm, com potencial para alagamentos. A temperatura oscila pouco. Mínima de 18°C e máxima de 21°C.

Segunda-feira (17): o tempo fica instável, com alternância entre períodos de melhoria e pancadas de chuva em Canoas. A temperatura oscila pouco, devido ao predomínio de vento Sul. Mínima de 18°C e máxima de 22°C.

Terça-feira (18): mais um dia úmido com variação de nuvens e pancadas de chuva em Canoas. Em geral, a tendência é de baixos acumulados. Mínima de 18°C e máxima de 25°C.

Quarta-feira (19): a chuva deve ser mais volumosa e persistente durante o dia, com acumulados expressivos, porém, inferiores a domingo. Não se descarta transtornos pontuais. Mínima de 18°C e máxima de 21°C.

Plano de contingência

O Comitê de Crise, liderado pelo Eclima, está com um plano de contingência para a previsão de chuva forte em vigor até quarta-feira (19). O planejamento engloba toda a área da mancha de inundação no município (lado Oeste) e assim como o bairro Niterói (lado Leste).

 

Pontos de referência
As subprefeituras e oito pontos serão referência para atendimento à população. Os locais são a EMEF Thiago Würth (Mathias Velho), Escola Estadual Bento Gonçalves (Mathias Velho), Colégio Estadual Tereza Francescutti (Mathias Velho), EMEF Max Oderich (Harmonia), EMEF Rio Grande do Sul (Mato Grande), Escola Estadual Fátima (Fátima), Praça Tiradentes (Rio Branco) e EMEF Santos Dumont (Niterói).

Uma rede de 38 abrigos em funcionamento está apta a receber as pessoas, caso seja necessário.

Máquinas e equipes em ação
Ações preventivas de limpeza da microdrenagem da cidade (bocas de lobo) nos locais com risco de alagamento estão sendo realizadas por um total de 24 equipes de limpeza.

Os esforços das frentes de trabalho estão voltados em liberar as ruas principais para rotas de serviço e evacuação. No fim de semana, a atenção maior será para a desobstrução de pontos que estejam impedindo a drenagem das águas. As atividades contarão com apoio do Exército, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e forças policiais, além da atuação de secretarias municipais, como Segurança Pública e Transporte e Mobilidade.

O serviço de transporte dos canoenses atingidos pela chuva será feito de ônibus, com destino à Ulbra, para um primeiro atendimento e, posteriormente, as famílias serão encaminhadas a abrigos.

Equipes volantes da Defesa Civil
A Defesa Civil do Município terá 12 equipes volantes de prontidão no final de semana, distribuídas nos bairros Mathias Velho (3), Harmonia (2), Mato Grande (1), Fátima (2), Rio Branco (3) e Niterói (1).

As estratégias incluem monitoramento das oito casas de bombas, com servidores de prontidão, além de drenagem com apoio de 50 motobombas utilizadas pelo município durante a enchente.

Texto: Fábio Radke
Edição: Escritório de Comunicação

 

[addtoany]