//
ITBI eletrônico agiliza compra e venda de imóveis
Download Imagem Original
Foto: Escritório de Comunicação - Ecom
Com o objetivo de agilizar os trâmites referentes ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) iniciou a implementação do ITBI eletrônico. A primeira etapa abrange um projeto piloto que visa preparar usuários e o sistema antes de sua obrigatoriedade.
O credenciado vai registrar a guia de avaliação diretamente no sistema que, após avaliada e paga, poderá ser retirada no Portal da Fazenda. Atualmente, depende de digitação, avaliação e cálculo manual, com carimbo para sua liberação após o pagamento.
Para Marcelo De Deus Aquino, 53, corretor de imóveis, a iniciativa vai facilitar o seu processo de trabalho. “Teremos mais agilidade e, com isso, ampliaremos os nossos atendimentos”, comentou o morador do bairro Niterói.
Você sabia?
O ITBI é um tributo municipal que precisa ser pago sempre que ocorre a transferência da propriedade de imóveis. Segundo a SMF, esse tributo corresponde a uma arrecadação anual de mais de R$ 44 milhões em Canoas.
Dúvidas e orientações:
Unidade de Atendimento ao Contribuinte (Rua Frei Orlando, 68, Centro), das 8h às 18h, ou no Atendimento Virtual do Portal da Fazenda (canoas.rs.gov.br/portaldafazenda).
Texto: Dayane Mascitti – PMC
Edição: Carina Jung – PMC