//
IV Semana Lixo Zero é aberta em Canoas
Iniciou nesta sexta-feira (20), e segue até o dia 28 de outubro, a quarta edição da Semana Lixo Zero de Canoas. Serão mais de 30 atividades promovidas para tratar das questões dos resíduos produzidos diariamente, bem como da necessidade de tratá-los de forma correta e sustentável. O evento é organizado pelo Instituto Canoas Lixo Zero Brasil, idealizador da proposta, e conta com o apoio da Prefeitura de Canoas, através das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos e do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), e da Câmara de Vereadores.
Segundo Andressa Barrozo, engenheira ambiental e embaixadora do Canoas Lixo Zero, a ação tem como objetivo envolver todos os atores da sociedade, do setor público e privado. “Nos articulamos nesta semana para buscar envolvimento das pessoas para ações socioambientais e de sustentabilidade com educação ambiental para conscientizar a comunidade, seja em ações na escolas ou em empresas, a tomar decisões mais conscientes com questões ambientais, questões do futuro do planeta”, destaca.
Durante a solenidade de abertura, na Câmara Municipal, o secretário adjunto de Defesa Civil, Igor de Sousa, ressaltou a importância das ações de conscientização em meio aos fenômenos climáticos. “Devido às situações climáticas que enfrentamos, como alagamentos e cheias, podemos observar o quanto de resíduos são descartados de forma incorreta. Então tendo essa conscientização, esse trabalho com educação nas escolas e nas comunidades mais vulneráveis, teremos um reforço nessas questões”.
Além de Canoas, centenas de municípios do Brasil já aderiram à ideia da Semana Lixo Zero no mesmo período. O objetivo é criar uma verdadeira corrente de conscientização e responsabilidade com o meio ambiente.
Texto: Júlio Fontes/PMC
Edição: Carina Jung/PMC