Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/congresso-educacao-infantil_reduzidas_gustavo-garbino-28.jpg

IX Congresso Estadual da Educação acontece até sábado em Canoas

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

Em sua 9ª edição, teve início nesta quarta-feira (24) o Congresso Estadual da Educação Infantil, promovido pela Secretaria de Educação de Canoas, que reuniu mais de 1.000 participantes, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas. Palestras, apresentações e momentos de autocuidado envolveram os professores das escolas públicas e conveniadas da cidade.

Durante a manhã, os convidados foram recepcionados pelos integrantes da secretaria que, de forma lúdica, fantasiados de personagens infantis, recepcionaram os professores.

Na sequência, a secretária da Educação, Beth Colombo, realizou a abertura do evento saudando todos os presentes. “O trabalho do educador transforma vidas. Acreditem sempre que nós, da Secretaria da Educação, estamos cuidando e zelando pelos direitos de todos os nossos professores, colaboradores, especialmente a comunidade escolar. Aqueles pequenos que vocês têm a responsabilidade de cuidar no dia a dia. Nós vamos continuar.

Um dos destaques da programação foi a palestra “Infância e Território – Desemparedamento da infância”, ministrado pela integrante da equipe do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Maria Isabel Amando de Barros. Ela abordou a importância dos espaços abertos e do contato com a natureza pelos pequenos.

“Eu cresci em uma cidade muito pequena e tive o privilégio de morar em uma casa com quintal e muitas árvores, muita liberdade, autonomia para brincar do lado de fora. Depois que o quintal ficou pequeno, eu tive a oportunidade de explorar as ruas com meus amigos. A sensação de empoderamento que isso significa para uma criança marcou minha trajetória pessoal e profissional. E quando eu tive filhos, percebi que as casas não tinham mais quintal, tomei um choque. Agora precisamos pensar no que a gente tem, da forma que a gente pode, com os recursos que a gente dispõe, em como proporcionar uma infância rica em vivências ao ar livre”, frisou Maria Isabel.

Na parte da tarde, as crianças que participaram das plenarinhas organizadas pela equipe da Urban95, compartilharam as experiências deste momento tão importante para a construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI).

Na quinta e sexta-feira, as atividades acontecem online com a sessão de apresentação oral dos resumos expandidos, apresentando os trabalhos e vivências nesta área em variados pontos do município, com o objetivo de mostrar aos cidadãos o trabalho pedagógico das escolas municipais de Educação Infantil.

O encerramento do IX Congresso Estadual da Educação Infantil será no sábado (27), na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Idara Rocha, com proposições lúdicas às crianças, atividades culturais e uma consulta pública do Plano Municipal da Primeira Infância.

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos: