Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/Reduzidas_19_11_2023_PARAJAC_NO_SESC_Guilherme_Pereira-24.jpg

Jogos Paradesportivos de Canoas mobilizam mais de 200 pessoas nas disputas deste domingo

Foto: Guilherme Pereira
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira /PMC

Os Jogos Paradesportivos de Canoas (Parajac) 2023 iniciaram neste domingo (18). As competições de natação ocorreram no Sesc, e foram bastante disputadas, promovendo momentos de muita integração, alegria e comemoração,

O evento reuniu mais de 200 pessoas nas diferentes categorias, entre atletas, técnicos, público e organizadores. O objetivo principal do PARAJAC é oportunizar e incentivar a prática paradesportiva em cada uma das modalidades. “Neste ano, estamos na sexta edição dos jogos em Canoas, proporcionando assim o intercâmbio esportivo e a valorização dos paratletas. É muito importante para nós da Secretaria de Esporte e Lazer a organização deste evento, promovendo o paradesporto e fomentando o esporte canoense”, destacou a secretária de Esporte e Lazer, Letícia Boll Vargas.

Artur Furtado, 19 anos, canoense com participação no mundial de jovens na França em 2022, onde conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze e atualmente o primeiro no ranking nacional no 100m peito, atleta da categoria S12, que é uma categoria Visuais de Baixa Visão, diz que “a competição representa um grande momento de inclusão pois reúne, familiares, comissão técnica, e os atletas que buscam dar o seu melhor, mostrando que deficientes podem tudo, é só querer.”

Ana Paula Berger, mãe do atleta Isaque de 6 anos, que participa da categoria iniciantes, que visa a participação e não a competição, afirma, “Eu acredito que a participação do meu filho no esporte é muito importante para o seu desenvolvimento físico e social”.

A classificaçã final por equipes foi:

1° lugar – Associação Esporte +
2° lugar – Apabb

Sobre o Parajac

O Parajac é um evento de inclusão às práticas esportivas, organizado pela Prefeitura de Canoas, através da SMEL, coordenado pela Diretoria de Rendimento e Paradesporto em parceria com a Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social. A competição busca estimular a prática do paradesporto e propiciar oportunidade de socializar atletas, familiares e público em geral, bem como trazer mais experiência e qualificação para os treinadores e comissões técnicas, além de dar maior visibilidade ao paradesporto no município.

Texto: Júlio Fontes
Edição: Larissa Schreiber