Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-03-at-14.02.18.jpeg

Jovens do Programa de Aprendizagem Profissional visitam Museu da Cultura Hip Hop

Atividade faz parte do projeto social assistido pelos Programas de Prevenção às Violências da Secretaria de Segurança Pública
Download Imagem Original

Foto: SMSP/Divulgação

Os jovens do Programa de Aprendizagem Profissional da Prefeitura de Canoas, assistidos pelos Programas de Prevenção às Violências da Secretaria de Segurança Pública, participaram de um passeio, nesta terça-feira (3), ao Museu da Cultura Hip Hop RS. Localizado na Vila Ipiranga, na zona Norte de Porto Alegre, o ponto turístico visitado pelo grupo é o primeiro do segmento na América Latina. De acordo com a assistente social Mariane de Castro Echer, a atividade visa possibilitar aos jovens um aprendizado para além do espaço teórico, nas dependências do Senac, e prático, que exercem nas secretarias municipais ligadas à proposta.

“A saída de campo é uma importante ferramenta para a formação integral dos jovens. A visita ao Museu do Hip Hop possibilita a ampliação da dimensão da realidade e cultura, por se tratar de um importante espaço de reconhecimento e valorização da memória do Hip Hop, uma das expressões culturais periféricas. Sendo assim, permite aos jovens que descubram novos horizontes, para além das vivências teóricas e práticas do programa de aprendizagem”, afirma a assistente social Mariane.

Previsto pela Lei 10.097/2000, o Programa de Aprendizagem estabelece que empresas de médio e grande porte contratem jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho tem duração de até dois anos e, nesse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Neste atual modelo proposto pela iniciativa, o Programa estabelece uma parceria da Prefeitura de Canoas, por meio de termo de cooperação com Grupo Zaffari, Superintendência Regional do Trabalho e Senac, direcionando as vagas não incorporadas pela empresa privada aos jovens que são acompanhados nos Programas de Prevenção às Violências do município, público-alvo prioritário de atuação.

[addtoany]