//
Jovens do Programa de Aprendizagem Profissional visitam Museu da Cultura Hip Hop
Download Imagem Original
Foto: SMSP/Divulgação
Os jovens do Programa de Aprendizagem Profissional da Prefeitura de Canoas, assistidos pelos Programas de Prevenção às Violências da Secretaria de Segurança Pública, participaram de um passeio, nesta terça-feira (3), ao Museu da Cultura Hip Hop RS. Localizado na Vila Ipiranga, na zona Norte de Porto Alegre, o ponto turístico visitado pelo grupo é o primeiro do segmento na América Latina. De acordo com a assistente social Mariane de Castro Echer, a atividade visa possibilitar aos jovens um aprendizado para além do espaço teórico, nas dependências do Senac, e prático, que exercem nas secretarias municipais ligadas à proposta.
“A saída de campo é uma importante ferramenta para a formação integral dos jovens. A visita ao Museu do Hip Hop possibilita a ampliação da dimensão da realidade e cultura, por se tratar de um importante espaço de reconhecimento e valorização da memória do Hip Hop, uma das expressões culturais periféricas. Sendo assim, permite aos jovens que descubram novos horizontes, para além das vivências teóricas e práticas do programa de aprendizagem”, afirma a assistente social Mariane.
Previsto pela Lei 10.097/2000, o Programa de Aprendizagem estabelece que empresas de médio e grande porte contratem jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho tem duração de até dois anos e, nesse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.
Neste atual modelo proposto pela iniciativa, o Programa estabelece uma parceria da Prefeitura de Canoas, por meio de termo de cooperação com Grupo Zaffari, Superintendência Regional do Trabalho e Senac, direcionando as vagas não incorporadas pela empresa privada aos jovens que são acompanhados nos Programas de Prevenção às Violências do município, público-alvo prioritário de atuação.