//
Lançamento do 2º Congresso da Cidade marca o aniversário de Canoas
Vivendo o presente, planejando o futuro. Essa é ideia central que norteará o 2º Congresso da Cidade, que pretende unir sociedade civil e o poder público em torno do debate sobre como deve ser a Canoas do futuro. O lançamento do evento aconteceu nesta terça-feira (27), no Salão de Atos da Unilasalle, dentro das comemorações da Semana de Canoas.
“Este encontro é o início de um ciclo em que vamos debater o futuro da nossa cidade. É o momento de planejarmos a Canoas que queremos até o centenário do nosso município. Vamos todos juntos para construir uma cidade que seja inovadora, inteligente, referência nas áreas essenciais e que ofereça qualidade de vida à população”, reforçou o prefeito Jairo Jorge.
1° Plano Municipal de Comunicação
Dentro da programação, a secretária-chefe do Escritório de Comunicação, Patrícia Augsten, apresentou o aTua Canoas, que inclui o 1º Plano Municipal de Comunicação da cidade. “Buscamos qualificar e intensificar a comunicação cidadã, na qual o diálogo, a transparência e a contribuição dos cidadãos fazem parte da diversidade que ajudará no desenvolvimento de Canoas. Estabelecemos diretrizes e protocolos que traduzem e otimizam as estratégias de comunicação, a fim de ser um instrumento eficaz no processo comunicacional em toda a cidade, colaborando com a qualidade de vida dos canoenses”, ressaltou.
Opinômetro
Também foi lançado oficialmente o Opinômetro, que possibilitará que os canoenses escolham as prioridades para o seu bairro e para a cidade. A ferramenta de participação popular irá ajudar a Administração Municipal a saber quais os principais anseios da população em relação a áreas como saúde, educação e segurança pública. O formulário ficará à disposição dos cidadãos no site da Prefeitura até o dia 26 de julho. Para participar, basta o canoense acessar o site www.canoas.rs.gov.br/opinometro.
Participação popular
Em passagem por Canoas, o pesquisador chileno Claudio Sule Fernández, especialista em Planejamento Participativo, contribuiu com ideias para o evento. Ele atua como diretor executivo da Rede de Governos Locais e Regionais da América Latina e do Caribe para o Desenvolvimento Sustentável. O sistema participativo de Canoas é referência em nível mundial.
Congresso da Cidade
Com a tarefa de pensar o desenvolvimento e o futuro do município até 2039, ano do centenário de Canoas, o Congresso da Cidade acontece em 2024, com amplo espaço para a sociedade discutir e votar quais devem ser as prioridades. Como preparação para o evento, nos próximos 12 meses, serão realizadas plenárias com a população civil e entidades consolidadas no município, além do orçamento participativo, que vai debater com moradores das 15 microrregiões temas relevantes para a cidade.