Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/RED-17-11-2023-DIA-DO-LANCEIRO-NEGRO-CONTACAO-DE-HISTORIA-THIAGO-GUIMARAES-19.jpg

Lanceiros Negros é tema de contação de histórias na EMEF Nancy Pansera

Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Nancy Ferreira Pansera participaram, na tarde desta sexta-feira (17), de contação de história sobre os Lanceiros Negros. A atividade, que faz parte da programação alusiva ao Mês da Consciência Negra, organizada pela Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, contou com presença da professora e escritora ngela Xavier, autora do livro O Lanceirinho Negro.

“É sempre uma imensa satisfação visitar escolas comprometidas e falar sobre esse trabalho que desenvolvo desde 2018. O Lanceirinho Negro surgiu da necessidade de abordar a temática dos Lanceiros para o público infantil, é uma proposta de recontar e resgatar a história”, ressaltou Ângela.

A atividade teve muita interação dos alunos, que fizeram perguntas sobre o livro, a autora e a história dos Lanceiros Negros. Para Larissa Ogando, de 10 anos, foi um momento de aprendizado. “É muito legal quando outras pessoas, como a escritora, vem aqui na escola para ensinar coisas que ainda não sabemos. Eu não conhecia a história dos Lanceiros Negros e agora eu vou passar para outras pessoas, para meus amigos e a minha família” afirmou.

Curiosidades sobre a obra foram evidenciadas nos relatos dos estudantes, que saíram encantados da biblioteca. “Eu gostei bastante. A parte da guerra me chamou muito a atenção. Eu quero compartilhar com muitas pessoas, mesmo que seja algo triste, mas acho que todos precisam conhecer”, destacou Nicollas Marques Alves, 10 anos.

Lanceiros Negros

Grupo de negros que lutou na Revolução Farroupilha, entre 1835 e 1845. Na época, na condição de escravos, aceitaram ser soldados em troca de terem a tão sonhada liberdade.

A programação do Mês da Consciência Negra segue até o dia 30 de novembro.

Texto: Daniele Brito
Edição: Carina Jung