Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/RED-30-10-24-ENTREGA-DOACOES-NELSOM-PAIM-TERRA-RIO-BRANCO-BRUNA-OURIQUE-86.jpg

Lavanderia comunitária atende moradores atingidos pela enchente

Serviço funciona no Centro de Distribuição da EMEF Nelson Paim Terra, no bairro Rio Branco
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique/PMC

Uma lavanderia comunitária está atendendo a população do lado Oeste do município, em situação de vulnerabilidade social e atingida pela enchente de maio. O serviço foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Canoas e a Central Única das Favelas (CUFA). A estrutura funciona no Centro de Distribuição da EMEF Nelson Paim Terra, no bairro Rio Branco. Ao todo, são dez lavadoras com secadoras acopladas.

Sônia Mello, moradora do bairro Rio Branco, utilizou a lavanderia comunitária e aprovou o projeto. “Quando eu vi que estava funcionando, me interessei e decidi trazer as roupas. Eu achei uma iniciativa bem legal, a gente poder trazer nossas roupas que estejam sujas e já sai tudo limpinho e sequinho, é uma coisa que nos ajuda bastante”, falou.

Para ter acesso ao serviço gratuito de lavagem e secagem de roupas, é necessário residir nas áreas que foram inundadas e estar devidamente cadastrado no CadÚnico, com renda familiar de até cinco salários mínimos. Cada família terá direito a utilizar o serviço uma vez a cada 15 dias. A estrutura em Canoas é a maior entre as 11 lavanderias implantadas pelo CUFA no Rio Grande do Sul.

O agendamento presencial funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, com apresentação de documento com foto, CPF e CEP da residência. O acesso acontece no mesmo dia da marcação. O horário de funcionamento da lavanderia é das 7h30 às 16h, com 40 senhas por dia. O sabão e o amaciante são disponibilizados de forma gratuita.

Escritório de Comunicação

[addtoany]