Saúde é coisa séria. Praticar exercícios e atividades de lazer pode ser um fator determinante para combater a diabetes, hipertensão, colesterol, sedentarismo, estresse e a silenciosa, depressão. No Brasil, conforme último levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), são mais de 11 milhões de casos de depressão, que podem estar relacionados a situações econômicas, sociais e culturais.
A prática de atividades físicas regulares é um forte aliado da saúde, trazendo benefícios a curto e longo prazo. Em Canoas, existem 58 academias ao ar livre e 151 praças à disposição do cidadão canoense para praticar atividades físicas e de lazer durante todo ano. Outro aliado dos moradores da cidade é o Programa de Lazer Atividade Física e Saúde (PLAFS), organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), que disponibiliza nos centros esportivos da Prefeitura, aulas práticas de yoga, pilates, ginástica localizada, mix de academias, alongamento e flexibilidade, circuit training, dança, musculação, funcional, câmbio e caminhada orientada.
O programa atendeu, em 2022, cerca de 43 mil pessoas com as atividades sistemáticas que, além de promover a saúde, também desenvolveu a integração entre os participantes com muitos momentos de descontração.
A aluna do PLAFS no Parque Eduardo Gomes, Alzira Oliveira falou sobre a importância das práticas de exercícios físicos para a saúde mental. “Para mim, que sofro de Síndrome do Pânico, os exercícios ajudaram muito. Desde que comecei as aulas, me sinto bem melhor”.
A professora de Educação Fisica, Tuy Costa, que realiza as atividades de lazer no Parque Eduardo Gomes, ressalta a relação da melhora da saúde mental com auxílio da saúde física. “Atualmente, a prática da atividade física, tanto em psiquiatria quanto em neurologia, estão em um pilar de evidência, aliados com medicamentos e estilo de vida. No caso de estilo de vida, falamos em três aspectos, movimento, alimentação adequada e os pensamentos. Essa tríade é muito importante no tratamento dos transtornos mentais”.
O lazer e as atividades atuam de forma significativa na vida das pessoas. A Dona Loeli Moreira, aluna do PLAFS São Francisco, que desenvolve as modalidades, funcional, ritmos, alongamento e ginástica, falou sobre como participar das aulas a ajudaram a sair da depressão. “As atividades físicas fazem bem à saúde. Eu saí de uma grande depressão com a ajuda dos medicamentos e principalmente das atividades ministradas nas aulas. Hoje, me sinto curada e continuo sempre participando as atividades físicas. Sou muito grata a todos que me acolheram”.
Benefícios das atividades físicas e de lazer na depressão
Pesquisas demonstram que a prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarreta benefícios psicológicos, melhora da sensação de bem-estar, humor e autoestima, assim como, redução da ansiedade e tensão, auxiliando no tratamento da depressão.