Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/transito-2.jpg

Licenciamento vencido pode ser pago durante abordagens da Diretoria de Trânsito

Download Imagem Original

Foto: SMTM / Divulgação

O número de licenciamentos vencidos identificados em blitz de fiscalização e abordagens de rotina chama a atenção da Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM). Durante a operação Balada Segura, realizada na terça-feira (10), quando houve 56 abordagens no bairro Niterói, ao todo 30 responsáveis por veículos com pendências regularizaram os débitos no momento da fiscalização.

“Constatamos durante as fiscalizações de trânsito que, em média, aproximadamente 30% dos veículos abordados pelos agentes estavam com o licenciamento vencido”, aponta o secretário da SMTM, Gilson Azevedo.

Uma lei de trânsito estadual permite que o motorista abordado quite o seu débito no local da operação, evitando assim a remoção do veículo para  depósito credenciado ao Detran/RS. O pagamento por meio de aplicativo, entretanto, não elimina a multa pela infração de trafegar com licenciamento atrasado.

“Licenciamento atrasado é considerado uma infração gravíssima. A circulação com o CRLV vencido é estritamente proibida, por isso o motorista é multado no valor de R$ 293,47 e recebe sete pontos na CNH, que corre o risco de ser suspensa”, explica o secretário. O  licenciamento de um veículo leva em conta, o pagamento do IPVA, taxa de licenciamento e as multas vencidas.

Quando o licenciamento atrasado é a única infração, a regularização do veículo pode ser feita mediante pagamento no débito ou crédito. A quitação evita despesas como a remoção pelo guincho, diárias em depósito e os transtornos em ter o carro recolhido. 

Texto: Fábio Radke
Edição: Carina Jung   

[addtoany]