Os usuários do transporte público coletivo, mais especificamente da Linha Machadinho (5222), possuem mais três horários à disposição no período da manhã, ambos no itinerário do sentido Bairro Centro. A partir da solicitação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a empresa Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal) disponibilizou o reforço às 6h25, 7h15 e 8h05, dentro de um período de pico matinal. Com o acréscimo, a tabela da respectiva linha possui agora 12 saídas de ônibus pela manhã para atender os usuários.
“A rota da Linha Machadinho continua a mesma, sem alterações no trajeto, somente adicionamos mais horários na parte da manhã, no sentido do Bairro em direção ao Centro. A medida busca desafogar situações de lotação nos horários das 6h 40 e das 7h 30”, descreve o secretário da SMMU, Thiago Moyses. Os horários já existentes eram às 5h50, 6h40, 7h30, 8h40, 09h20, 10h, 10h40, 11h20 e 12h. Enquanto à tarde e noite há outros 14 horários.
Os ônibus que atendem essa linha partem do terminal Machadinho, seguindo pelas ruas Irineu de Carvalho de Braga, Alan Kardec, Braulino Pansera, Travessa da Chácara, Bartolomeu de Gusmão, novamente Irineu de Carvalho Braga, indo para Roberto Francisco Behrens, República, Santo Antônio, Araçá, Guilherme Schell, atravessando a Passagem de Nível e chegando à Victor Barreto (Golden Center). O passe livre nas linhas municipais ainda permanece em vigor até o dia 31 de maio.
Fiscalização intensificada
Paralelo à medida de acréscimo na linha 5222, as equipes da SMMU vêm intensificando as vistorias das condições da frota usada pela Sogal. Os fiscais de Transportes estão abordando os coletivos usados pela empresa para uma avaliação geral de diferentes itens, como o estado dos ônibus, cronograma de horários e acessibilidade.
Dúvidas sobre os itinerários e horários das linhas da Sogal podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3472-6233 ou pelo site (www.sogal.com.br). Atrasos, denúncias e reclamações podem ser comunicados a SMMU pelo telefone (51) 3425 7637, no ramal 6524.