//
Mais cinco bombas móveis são instaladas nos bairros Fátima e Rio Branco
Download Imagem Original
Foto: Thiago Guimarães
Na noite de sexta-feira (24), a Prefeitura de Canoas concluiu a instalação de mais três bombas móveis no dique do bairro Rio Branco. Neste sábado (25), as instalações seguem, com dois equipamentos similares sendo instalados no bairro Fátima. Cada uma das cinco bombas tem capacidade de drenar 5 mil litros de água por segundo. Com isso, será possível retirar 31 mil litros por segundo do lado Oeste da cidade, considerando a soma de todos os equipamentos móveis e das bombas fixas recuperadas na Casa de Bombas 8.
Atualmente, a cidade conta com 22 bombas para retirar a água do lado Oeste. São 20 bombas móveis instaladas ou em processo de instalação distribuídas nos diques. A Casa de Bombas 8 foi retomada e já tem dois de seus três equipamentos em operação.
Niterói
Na região do Niterói, a água acumulada não é proveniente de cheias de rios, mas são reflexo das chuvas de quinta-feira (23), que ainda não foi totalmente escoada pelo sistema de tubulações. Apesar de haver bombeamento através das Casas de Bombas 1 e 2, o Rio Gravataí também está acima da cota, e a eficiência das bombas não é a mesma de quando o rio está baixo. Essa situação causa acúmulo de água também em outros bairros, como Nossa Senhora das Graças e Vila Ideal.
A Casa de Bombas 1 conta com a operação de três dos seus quatro motores, e a Casa de Bombas 2 tem um de três motores funcionando. Mais 10 bombas auxiliares foram instaladas. Somando-se a operação de todas as bombas, o bairro tem uma capacidade de bombeamento de cerca de 13 mil litros de água por segundo.
Escritório de Comunicação