Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/89E033E5-7FD0-4CFC-AA2B-C8B74B244AA4.jpeg

Mais de 200 professores da rede municipal receberão bolsas integrais para cursos de extensão, especialização, mestrado e doutorado

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Com foco em valorizar os servidores da educação, a Prefeitura realizou, na noite desta quinta-feira(4), a abertura oficial do Programa de Qualificação Docente da Rede Municipal. A iniciativa oferece 212 bolsas de estudo, totalmente gratuitas, entre especialização, extensão, mestrado e doutorado aos professores da rede municipal. O ato aconteceu no salão de atos da Universidade La Salle.

Esta é a terceira edição do projeto que acontece em parceria com a univerisade. Somente para o ano de 2022, serão oferecidas 100 bolsas de Extensão em Gestão Escolar, 40 bolsas de Especialização em Metodologias Ativas, 40 bolsas de Especialização em Atendimento Educacional na Perspectiva Inclusiva, 20 bolsas de Mestrado e 12 de Doutorado em Educação. O valor total do contrato das bolsas de estudo é de R$ 1.805,507,32.

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, participou do ato e ressaltou a felicidade em proporcionar aos profissionais da educação mais formação em uma parceria com a Universidade La Salle, que é referência em qualidade de ensino. “Para mim, é um orgulho imenso estar aqui para dar início a essa qualificação. Nas edições passadas, já foram mais de 390 professores que se graduaram através dessa parceria entre a Prefeitura e a universidade, e conseguiram adquirir mais conhecimento. Isso é extremamente importante, porque na medida que os nossos professores se qualificam, também os nossos alunos terão um ensino ampliado e fortalecido”, frisou.

A secretária adjunta da Educação, Cinara Souza, parabenizou os professores da rede municipal, que poderão agregar ainda mais conhecimento aos seus currículos e, por consequência, levar mais qualidade de ensino para as salas de aulas. “Parabéns meus colegas. Isso não é favor. Isso é política pública que está escrita em plano de carreira. Nós somos guardiões da nossa carreira, nós temos que fomentar o conhecimento. O valor investido aqui é recurso do FUNDEB, valor destinado para a nossa formação. Essa qualificação é respeito com o professor, valorização da categoria. Que todo conhecimento que tivermos aqui, sejamos entusiastas na mesma proporção também em sala de aula. A educação de Canoas é forte, porque ela sou eu, ela é vocês, ela somos nós”, falou emocionada.

Professora da rede municipal de Canoas há 7 anos, a docente Janaína Mota Fidelis, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola, conseguiu realizar um sonho através da parceria. “Fazer um doutorado sempre fez parte do meu objetivo de vida e, quando surgiu essa oportunidade, agarrei com unhas e dentes. Eu me sinto lisonjeada e quero aproveitar da melhor maneira possível, utilizando esse tempo com qualidade e fazendo um bom trabalho”, destacou.

As questões educacionais da rede municipal de ensino são os principais objetos de estudo nos cursos oferecidos, e, após a conclusão dos cursos, os professores retornarão com soluções em formato de trabalhos de conclusão que reflitam as necessidades da Secretaria da Educação de Canoas.

Escritório de Comunicação PMC