Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/Reduzidas_13_09_PREPARO_PARA_CASTRACAO_Guilherme_Pereira-8.jpg

Mais de 3,6 mil animais são castrados de forma gratuita no primeiro semestre em Canoas

Ações realizadas pela Secretaria de Bem-Estar Animal visam reduzir o número de animais de rua e a proliferação de doenças
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

De janeiro a junho de 2023, a Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA) realizou a castração de mais de 3,6 mil animais, de forma gratuita, na cidade. Os procedimentos, oferecidos por meio de diferentes ferramentas, buscam reduzir o número de animais de rua. Para ser atendido em qualquer serviço da SMBEA, é necessário ter cadastro atualizado no CadÚnico e possuir renda familiar de até três salários mínimos.

As solicitações e agendamentos para o procedimento podem ser feitos nas edições do Prefeitura na Rua, aos sábados, das 9h às 12h. Buscando descentralizar e levar o serviço para regiões mais carentes, a SMBEA conta com o Castramóvel. Neste ano, o veículo já passou pelos bairros Rio Branco e Fátima. Até o dia 11 de agosto, estará atendendo na Praça da Juventude Madre Teresa de Calcutá, no loteamento João de Barro, no bairro Niterói.

Os protetores de animais credenciados no município contam com 20 procedimentos por semana, sempre nas terças-feiras. As vagas são definidas através de revezamento. Por ano, são mais de mil castrações somente para animais de protetores. O credenciamento ainda garante o Auxílio Protetor Canoense, benefício que oferece uma ajuda financeira de R$ 350 por mês.

“A esterilização é muito importante porque beneficia tanto os animais como a população em geral, uma vez que contribui para a saúde pública. É fundamental disponibilizarmos esse serviço, e incentivar que a população castre os animais é a principal medida para reduzirmos o número de ninhadas indesejadas, além de evitar a proliferação de doenças”, destaca a secretária de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba.