//
Mais de 9 mil telhas são entregues em Canoas após temporal
Download Imagem Original
Foto: Renan Caumo / PMC
As famílias atingidas pela severa tempestade de 16 de janeiro, e que ainda não ganharam as telhas necessárias para consertar as residências, estão sendo contatadas novamente pelas equipes da Prefeitura. Nesta quinta-feira (1), os servidores procuraram mais uma vez esses moradores. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), até o começo desta tarde, 9.271 telhas foram entregues para um conjunto de 528 solicitações.
A distribuição teve início em 24 de janeiro, a partir de utilização de estoque, até que novas unidades compradas chegassem. Todos os beneficiados realizaram inscrição prévia em uma das cinco subprefeituras e, posteriormente, abriram as portas de casa para os fiscais comprovarem a real necessidade. O quantitativo considerado ideal era apontado durante a vistoria.
O temporal da noite de 16 de janeiro causou diversos prejuízos em Canoas. Segundo balanço da Defesa Civil, o evento climático afetou 8.800 pessoas e atingiu 2.200 residências. De lá para cá, o órgão, junto com as cinco subprefeituras, e outras secretarias registraram um total de 2.865 demandas. Até esta quinta (1º), 1.641 ocorrências foram solucionadas.
“A maior parte das demandas está relacionada ao pedido de lonas, solicitações de telhas, situações de rede de energia elétrica ligada e arrebentada, desabastecimento de energia, árvores caídas, resgates e vistorias em locais com risco”, aponta o secretário adjunto do Eclima e Defesa Civil, Igor Sousa.
Os volumes de chuva chegaram a 83,2 milímetros em determinados pontos da cidade e os ventos atingiram velocidade de 107 km/h.
Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes