Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/limpeza-arvores_reduzidas_gustavo-garbino-4.jpg

Mais de 90 árvores de grande porte já foram retiradas das ruas de Canoas

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino/PMC

A Secretaria do Meio Ambiente já realizou a retirada de aproximadamente 70 árvores de grande porte que estavam obstruindo as vias ou causando grandes riscos às residências, através de uma empresa contratada para o serviço. O Corpo de Bombeiros, junto da Defesa Civil de Canoas, efetuou também a retirada de mais de 20 vegetais desse porte, em consequência do temporal que assolou Canoas na noite da última segunda-feira (15).

As equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Transportes, a Defesa Civil e as Subprefeituras estão atuando desde a noite de segunda-feira com o corte das árvores para liberação das principais vias da cidade. Ainda há registros de vias secundárias que devem ser liberadas ainda nesta quarta-feira (17). Também estão sendo executadas a limpeza e liberação das calçadas.

A situação com registro mais grave ocorreu no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), com um grande número de quedas de árvores, atingindo inclusive a estrutura do Zoológico Municipal (MiniZoo). Outra situação grave foi registrada na estrada de acesso da Fazenda Guajuviras, onde os vegetais bloquearam a entrada dos caminhões da coleta de lixo domiciliar até a estação de transbordo.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, a maior incidência de quedas foi de árvores muito antigas e de grande porte. “A maioria das árvores que caíram na cidade são muito frondosas, de grande porte com muitos galhos e ramos, o que dificulta o trabalho de corte e retirada”, destacou.

Devido a problemas de energia elétrica e internet, ainda não há uma previsão concreta das demandas para atendimento. A Prefeitura de Canoas estima que mais de mil árvores caíram na cidade.

População não deve visitar o Parque Capão do Corvo

A Prefeitura de Canoas alerta para que a população evite acessar o Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo). O local registrou a maior queda de árvores na cidade e há risco iminente de queda de outras árvores no local, oferecendo risco aos visitantes.

Escritório de Comunicação PMC