Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/07/02-07-24-VOLTA-AS-AULAS-EMEF-EDGAR-FONTOURA-BRUNA-OURIQUE-14.jpg

Mais oito escolas municipais retornaram às aulas nesta terça-feira (02)

Até o momento, 41 das 83 instituições de ensino de Canoas já retomaram as aulas após as enchentes

Após o período das enchentes e a conclusão gradual da limpeza nas instituições de ensino do município, nesta terça-feira (02), mais oito escolas retomaram as atividades. São sete de Ensino Fundamental e uma de Educação Infantil — a EMEI Cara Melada e as EMEFs Castelo Branco, Jacob Longoni, Edgar Fontoura, Irmão Pedro, Arthur Oscar Jochims, Farroupilha e Pernambuco. Com isso, Canoas chega a 21 das 44 escolas municipais de Ensino Fundamental reabertas, recebendo até 12.407 alunos, e 20 das 39 EMEIs recebendo crianças, todas do lado Leste.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar Fontoura, localizada no bairro Marechal Rondon, 420 alunos do 1º ao 9º ano voltaram às atividades. Com o apoio da Guarda Municipal de Canoas, para garantir a segurança de alunos, pais e professores, bem como orientar o trânsito no entorno, a entrada em sala de aula foi tranquila e cheia de expectativas para o reencontro.

A diretora Fabiana Caldeira Damasco explicou que o acolhimento ocorreu com os professores, pois muitos foram atingidos na enchente, e, agora, é a vez de acolher os alunos. De acordo com ela, durante as cheias, a escola chegou a abrigar cerca de 200 pessoas. “Passamos por um processo de limpeza e reorganização da escola para receber os nossos estudantes. Estamos bastante ansiosos com esse momento, pois, diferentemente da pandemia, neste retorno, podemos nos abraçar. Agora vamos verificar a situação de cada estudante e elaborar o melhor planejamento pedagógico de forma individualizada”, explicou.

Thaíse Hilgert é mãe do aluno João Pedro que está no 3º ano do Ensino Fundamental. Ela conta que tanto ela quanto o filho estavam na expectativa para o retorno. “Meu filho está muito contente, pois está com muitas saudades dos colegas e dos professores. Estou feliz também que ele vai recuperar o aprendizado e dar continuidade aos estudos para passar de ano. Este é um momento muito importante”, ressaltou.

Volta de todas as escolas municipais
Quatro escolas do lado Leste, que não foram afetadas, ainda são utilizadas como pontos de abrigamento. Já as outras dos bairros atingidos estão em processo final de limpeza, dependendo de uma avaliação estrutural, que será realizada por engenheiros. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que as aulas sejam retomadas em todas as escolas até o final do mês de julho.

Texto: Diego da Costa
Edição: Escritório de Comunicação

[addtoany]