Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/REDUZIDAS-01_11_2023-ABERTURA-MES-DA-CONSCIENCIA-NEGRA-PAMELLA_MENDES-14.jpg

Maria Luiza Ireno é reconhecido como segundo quilombo urbano de Canoas

Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes

Durante a abertura do Mês da Consciência Negra, na manhã desta quarta-feira (1º), no Auditório Sady Schivitz, a comunidade Maria Luiza Ireno, no bairro Niterói, recebeu a certificação de segundo quilombo urbano de Canoas. No começo de outubro, representantes da Fundação Cultural Palmares estiveram na cidade para tratar sobre o processo de certificação, que foi concluído na última segunda-feira (30).

“Hoje estamos recebendo a certificação do segundo quilombo urbano no nosso município. Em 2009, lideramos o reconhecimento do Quilombo Chácara das Rosas, onde enfrentamos todos os tipos de preconceito. E temos mais um grande avanço, uma grande vitória, com o reconhecimento do Quilombo Maria Luiza Ireno”, salientou o prefeito Jairo Jorge.

Segundo a secretária especial da Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, Ednea Paim, a certificação é resultado de um longo processo. “Foram tempos de muita espera, de muita luta, de muito esforço, de muito choro, e também de muito medo desse reconhecimento não acontecer. A comunidade trabalhou muito por esse momento, nós só ajudamos no processo. É muito gratificante poder ver essa conquista”, destacou.

A importância dessa conquista para a comunidade também foi enfatizada por Lisiane Ireno Correa Schmuck, do Quilombo Maria Luiza Ireno. “Conquistamos nosso reconhecimento como comunidade quilombola em Canoas. Foram anos de luta, mas, enfim, veio o nosso nascimento perante a sociedade”, afirmou.

Texto: Daniele Brito
Edição: Carina Jung

[addtoany]